Notícias

Alegria e diversão marcam a abertura da Semana Mundial do Brincar na UFMA de Imperatriz

publicado: 29/05/2024 13h40, última modificação: 29/05/2024 13h40
Alegria e diversão marcam a abertura da Semana Mundial do Brincar na UFMA de Imperatriz

O curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), câmpus Imperatriz promove, até o dia 31 de Maio, a “Semana Mundial do Brincar”. A abertura, realizada na noite da última segunda-feira (27), na UFMA Unidade Prof. José Batista, foi marcada por muita alegria e diversão. Com direito a vídeo de retrospectiva, momento cultural com cirandas dirigidas pela educadora musical, Mary Any Felício (Tia Mary), e palestra ministrada pelo professor Nertan Dias, o entusiasmo tomou conta do ambiente.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Francisca Agapito, revela que o evento é de suma importância porque traz as ações extensionistas que o curso já realiza ao longo de todos os anos. “Para cada ano, nós temos uma temática diferente que nos traz muitas reflexões e aprendizagens e também proporciona um momento formativo aos nossos acadêmicos de constituir-se como seres humanos que entendam a importância de estar juntos, socializar, brincar, reviver, reconstruir. O trabalho junto às crianças, o entendimento, tudo isso é de extrema importância”, frisa.

Quem também destacou a importância do lúdico e das brincadeiras em círculos, na Semana Mundial do Brincar, foi o professor Nertan Dias. Para ele, a ocasião é uma oportunidade perfeita para debater a respeito da “Simbologia do círculo”, do psicólogo Carl Jung. “A ideia do brincar envolve cirandas e círculos, então o círculo se torna um símbolo, também é importante discutir sobre o arquétipo, que são heranças culturais que possuímos, na perspectiva de Jung. Sem dúvidas, será um evento incrível para todos”, conta.

Uma das organizadoras do evento, a professora Karla Bianca Monteiro, afirma que o evento é um projeto que tem potencial significativo por ser de extensão e que por meio dele é possível beneficiar toda a comunidade. “É uma oportunidade de interagir com crianças e com professores e desde cedo ir construindo sua identidade docente. Isso colabora para o seu processo formativo”, acrescenta.

A acadêmica do 5º período em Pedagogia e participante da comissão de organização do evento, Fabiane Carvalho, destaca que a Semana Mundial do Brincar é uma experiência gratificante. “É um momento em que a gente pode exercer uma parte do que nós aprendemos durante o curso. No meu primeiro ano, eu fui a uma contação de histórias, no segundo eu fui para uma oficina de artes e desta vez estou na oficina de mídia. É um evento que eu espero nunca deixar de participar”, finaliza.

As atividades lúdicas da Semana Mundial do Brincar seguem nas escolas municipais Maria Luiza Coelho Brandão, no bairro Bom Jesus; Maria José Silva Nunes, na Vila Nova; na Escola de Educação Bilíngue para Surdos Prof. Telasco Pereira Filho; nas escolas municipais Shirley Farias e Lírio dos Vales e, no dia 30 contará, um piquenique na Praça Três Poderes, a partir das 08h.

As ações da Semana Mundial do Brincar serão finalizadas no dia 31, na Avenida Beira Rio, a partir das 17h. O evento pode ser organizado por instituições, educadores, associações e sua idealização envolve brincadeiras lúdicas e propostas que devem ser gratuitas.

Por: Luana Bandeira

registrado em: