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Ageufma torna público o edital das inscrições para o Mestrado e Doutorado em História

publicado: 07/02/2023 12h19, última modificação: 08/02/2023 08h50

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), por meio do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS), informa que estão abertas as inscrições, até o dia 3 de março, para os seletivos dos cursos de Mestrado e Doutorado em História, que têm como área de concentração a “História e Conexões Atlânticas: Culturas e Poderes”.

O curso de mestrado tem como público-alvo os graduados em História ou em áreas afins aos objetivos e às linhas de pesquisa estabelecidas pelo programa. Vinte vagas são disponibilizadas, reservadas para a pesquisa “Poderes, Política e Sociabilidade”, em que seis serão para ações afirmativas, duas para pessoas negras e uma para pessoas indígenas. A linha de pesquisa “Linguagens, Religiosidades e Culturas” terá três vagas, duas para pessoas negras e uma para pessoa com deficiência.

O programa de doutorado terá doze vagas e os interessados devem ter título de mestre em História ou em áreas afins aos objetivos e às linhas de pesquisa estabelecidas. Das vagas disponíveis, quatro serão reservadas à ações afirmativas, em que uma é para pessoa negra e uma para pessoa indígena, ambas destinadas à pesquisa “Poderes, Política e Sociabilidades”; as outras duas vagas serão divididas para a “Linguagens, Religiosidades e Culturas”, com uma vaga para pessoa negra e uma para pessoa com deficiência.

Os candidatos que desejam ser isentos da taxa de inscrição precisam ser membros de famílias de baixa renda e estarem inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal. O processo de seleção será dividido em quatro etapas: análise do projeto de pesquisa; prova oral; análise de currículo – apenas para o curso de doutorado; e, por último, o teste de proficiência em língua estrangeira, todas de caráter eliminatório e classificatório.

As inscrições devem ser realizadas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), e os documentos exigidos devem ser enviados em formato PDF, cada um com no máximo 5 MB de capacidade. Ao final, o candidato receberá uma confirmação de recebimento da documentação no e-mail indicado no formulário eletrônico de inscrição. A confirmação não significa o deferimento da inscrição. O solicitante que não tiver a inscrição efetivada deve relatar o problema ao PPGHIS, pelo e-mail , dentro do período de inscrição.

Acesse o edital para mais informações sobre o processo seletivo

Por: Layane Garcêz

Produção: Alan Veras

Revisão: Jáder Cavalcante

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