Ageufma publica edital para a concessão de bolsas de iniciação científica

publicado: 22/03/2022 13h11, última modificação: 22/03/2022 18h18
Ageufma lança edital para a concessão de bolsas de iniciação científica.jpg

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Diretoria de Inovação e Pesquisa Tecnológica (DIPT), tornou público o edital Ageufma Nº 24/2022.  O documento traz as normas para apresentação de propostas de planos de trabalho para a concessão de bolsas de iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) concedidas pelo CNPq, pela UFMA e Fapema, as quais são destinadas aos discentes de graduação da UFMA.

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira, de pré-seleção, no período de 2 a 31 de maio, será realizada pela Comissão Institucional de Iniciação Científica e por avaliadores. A segunda será a seleção, que ocorrerá no período de 1º a 17 de junho, realizada pela Comissão Externa do Pibic, formada por representantes do CNPq, que atuará juntamente com a Comissão Institucional de Iniciação Científica. Para concorrer às bolsas e aos planos voluntários, todos os planos de trabalho deverão ser encaminhados pelos pesquisadores da UFMA à Coordenação do Pibic/Pibiti, utilizando os formulários eletrônicos disponíveis no endereço eletrônico www.sigaa.ufma.br e devem estar em concordância com as condições estabelecidas no edital.

As bolsas serão disponibilizadas para áreas de Ciência Agrárias, Biológicas, Exatas, Tecnológicas, Humanas, Sociais aplicadas e de Saúde. A divulgação do resultado final será entre o dia 20 de junho e 31 de agosto, e o ciclo das bolsas do edital terá duração de 1º de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023.

Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Programas Pibic e Pibiti (CICP) ou enviando um e-mail para ageufma.cicp@ufma.br.

Saiba +

O Programa de Iniciação Científica é destinado aos estudantes dos cursos de graduação presenciais da UFMA e tem por objetivo fomentar o desenvolvimento científico pelo incentivo da participação de discentes em pesquisas e estudos realizadas na instituição, despertar e incentivar novos talentos para execução de pesquisas, proporcionando oportunidades de crescimento científico e profissional, envolver discentes de graduação e de pós-graduação, favorecendo o amadurecimento científico do alunado e atender às Áreas Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Por: Bruna Castro