Ageufma divulga FAQ com Dúvidas Frequentes sobre o SEMIC e SEMITI 2021

publicado: 22/11/2021 11h40, última modificação: 23/11/2021 22h02

A abertura dos eventos Semic e Semiti da UFMA ocorrerá no dia 13 de dezembro de 2021, e a programação de apresentações vai até o dia 16 do mesmo mês. As inscrições dos alunos Pibic e Pibiti participantes desse evento ocorrem entre 16 e 30 de novembro e serão realizadas apresentações orais, síncronas e assíncronas no Youtube da Ageufma. Considerando isso, para dirimir possíveis dúvidas sobre o formato on-line da realização do Semic/Semiti 2021, a Diretoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica (DPIT) da Ageufma preparou um FAQ com as Perguntas e Respostas mais frequentes. Confira, abaixo, as principais informações sobre a realização dos eventos.

1)   É necessário, para o aluno PIBIC ou PIBITI enviar algum material?

SIM! Você deverá preparar, obrigatoriamente, sua apresentação em SLIDE. Independentemente do tipo de trabalho (apresentação oral, pôster síncrono ou pôster assíncrono).

Sugestão de esquema do Slide:

a)      Prepare os slides – salve sua apresentação em formato pptx (Power Point).

b)      Acrescente um áudio em cada slide e, ao final, exporte para o formato em .mp4, que será disponibilizado no YouTube (salve/exporte um arquivo de 3 minutos)

Explicações detalhadas link:

2) Na apresentação em vídeo, é necessário o (a) aluno (a) aparecer em vídeo ou apresentação de banner?

Não há necessidade de banner, apenas apresentação em Slide. Não há necessidade de você aparecer; apenas acrescente o áudio de cada slide explicando seu trabalho.

3)    Como faço para saber minha forma de apresentação?

As definições/escolhas dos trabalhos que serão: apresentação oral, apresentação síncrona ou apresentação assíncrona foram feitas com base nas notas dos relatórios finais, avaliados pelos pesquisadores e com prazo encerrado em 17/out/2021. Seu tipo de apresentação será divulgado em breve. Fique atento (a) e acompanhe as mídias digitais (site da UFMA, AGEUFMA, Instagram, Facebook e Twitter da Ageufma).

Lembre-se de que o tamanho da sua apresentação deve ser adequado ao tempo, para cada caso, ou seja:

Apresentação oral: slides para 10 minutos de apresentação

Apresentação de poster síncrono (apresentação oral): slides para 5 minutos de apresentação

O dia e a sala do Microsoft Teams estão definidos na programação (ver link: https://drive.google.com/file/d/1SE05RIbQdEay6u3sIeIrZ_Hail5ZQIrs/view?usp=sharing). O link para acesso à sala será enviado para seu e-mail institucional, uma vez que só autorizaremos a entrada de discentes e docentes da UFMA.

4)    Onde podemos obter mais informações a respeito de quem vai apresentar?

Assista ao vídeo e acompanhe o tutorial no link abaixo. Em breve será divulgado nas mídias e sites da AGEUFMA o tipo de trabalho que você apresentará. Fique atento e acompanhe.

5)    Sou aluno do PIBIC Ensino Médio e não possuo matrícula no SIGAA da UFMA, como faço para me inscrever no SigEventos?

Você deve se isncrever como usuário externo à UFMA. A opção está disponibilizada no SigEventos.

6)   Já me formei e não possuo matrícula no SIGAA da UFMA. Como faço para me inscrever no SigEventos?

7)    Tenho outra dúvida, posso entrar em contato com alguém?

Envie mensagem para ageufma.cicp@ufma.br que estamos com uma equipe tratando de todas as dúvidas.

Por: Lucio Silva/Ageufma