Notícias
AGEUFMA convida público em geral para contribuir com minutas de política de ações afirmativas na pós-graduação e com as normas de regulamentação dos núcleos de pesquisa e inovação
Considerando a necessidade de estabelecer e regulamentar a Política de Ações Afirmativas nos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu e lato sensu gratuitos da Universidade Federal do Maranhão, a Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), por meio de sua respectiva Diretoria de Pós-Graduação (DPG), apresenta a respectiva proposta de resolução anexa, a qual foi elaborada e debatida conjuntamente pela Ageufma e pela Comissão de Acompanhamento da Pós-Graduação, Pesquisa e Internacionalização (CAPGPI).
A proposta de normativa ainda será submetida aos demais procedimentos regulares legais de tramitação e aprovação pelos setores competentes da Instituição. A Ageufma também destaca que, considerando a relevância da temática e o compromisso com a transparência de suas ações, foi disponibilizada publicamente – por meio da plataforma Participa Mais Brasil – a minuta da resolução para que todos os servidores da UFMA e os cidadãos em geral possam contribuir com sugestões para a construção da norma.
Minuta de resolução das normas para os núcleos de pesquisa e inovação
Núcleos de Pesquisa integram pesquisadores em torno de grandes eixos do conhecimento científico, tecnológico e de inovação. São ambientes e oportunidades para debates, ampliação e divulgação dos estudos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa da instituição. Nesse sentido, e na demanda de se estabelecerem as normas para a regulamentação de núcleos de pesquisa e inovação no âmbito da UFMA, a Ageufma, por meio de sua Diretoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica (DPIT), apresenta a respectiva proposta de resolução, elaborada pelas Comissões dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFMA, recebendo também contribuições da CAPGPI.
A proposta de normativa também ainda será submetida aos demais procedimentos regulares legais de tramitação e aprovação pelos setores competentes da Instituição. A Ageufma convida a comunidade acadêmica e geral para contribuir também com essa minuta, enviando sugestões que possam resultar em documento participativo e representativo para a instituição e sociedade como um todo via participação pela plataforma Participa Mais Brasil.
Por: DCom
Revisão: Jáder Cavalcante