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Agência Experimental de Relações Públicas da UFMA promove prêmio que celebra a inovação na área de Relações Públicas locais

publicado: 27/09/2024 10h21, última modificação: 01/10/2024 12h21
Agência Experimental de Relações Públicas da UFMA promove prêmio que celebra a inovação na área de Relações Públicas locais

A Agência Experimental de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão (Agerrp) anuncia o "Prêmio Práticas de Relações Públicas", premiação que vai celebrar as ações dos profissionais, estagiários e estudantes da área de Relações Públicas no Maranhão. 

O Prêmio Práticas de Relações Públicas é uma iniciativa inédita que visa reconhecer e valorizar os projetos e as ações de grande relevância desenvolvidos por profissionais de Relações Públicas no Maranhão. A premiação vai contemplar diversas categorias que representam as diferentes formas de praticar relações públicas, incluindo Comunicação Corporativa e Institucional, Planejamento Estratégico de Comunicação, Cerimonial e Protocolo, Embaixador de Marca, além de Produções Acadêmicas e de Estágio Profissional.

A professora de Relações Públicas Melissa Moreira Rabêlo, responsável pela Agerrp, ressalta a importância da experiência dentro da agência e da organização do Prêmio Práticas de Relações Públicas para a formação dos estudantes: “A Agência Experimental é uma disciplina laboratorial no final do curso, em que os alunos têm a oportunidade de praticar projetos que estejam relacionados à prática das relações públicas. Então, o objetivo do prêmio é justamente atender a um dos objetivos que a Agerrp tem, que é valorizar a área de relações públicas no nosso estado. A proposta do prêmio foi colocada para turma neste semestre, e eles prontamente aceitaram o desafio, e foi feito todo o planejamento deste prêmio”, informa. “Pensar o prêmio, qual era o público atendido, pensar as categorias, o regulamento, a divulgação desse prêmio, foi uma experiência de praticar uma ação de relações públicas, isso é muito importante para o aluno, entender as áreas de atuação, o que de fato as relações públicas fazem, mesmo estando no final do curso, alguns chegam com algumas dúvidas, então desenvolver o prêmio é também desenvolver uma ação de relações públicas para a própria agência”, conclui Melissa Rabelo.

A discente Rayra Guimarães relata que a experiência de participar da elaboração do projeto foi importante para entender melhor os caminhos que existem no mercado de trabalho de relações públicas. “Uma experiência entusiasmante, uma oportunidade de networking e troca de conhecimento em uma relação que ganha tanto a academia como o mercado de relações públicas”, afirma.

“Desenvolver o PPRP24 foi bem interessante, e a turma se engajou e trabalhou em conjunto para fazer com que esse projeto acontecesse. Experiências assim são valiosas dentro do curso de RP, já que são momentos em que podemos exercitar e aplicar conceitos teóricos na nossa realidade; trabalhar o aspecto coletivo e fomentar a produção em nossa área e dentro da Universidade”, declara a discente Roberta Cely, do sétimo período de Relações Públicas, sobre o trabalho de desenvolver o Prêmio.

A comissão julgadora da premiação contará com cinco jurados, entre eles, dois professores universitários do curso de Relações Pública da UFMA, dois profissionais de relações públicas atuantes no mercado de trabalho e um professor universitário da UFMA, que também faz parte do mercado de trabalho de relações públicas.  

O processo de divulgação dos resultados da premiação será dividido em três etapas: 

  1. Divulgação dos Finalistas: a lista contendo três finalistas de cada categoria será publicada nas redes sociais da Agência até o dia 15 de janeiro 2024; 
  2. Divulgação dos Vencedores: a lista com os vencedores de cada categoria será publicada nas redes sociais da Agência até o dia 20 de fevereiro;
  3. Cerimônia de Premiação: a data e o local da cerimônia de premiação serão informados na mesma publicação da lista dos finalistas. A cerimônia está prevista para ocorrer até o início de março de 2025; 

As inscrições dos trabalhos são gratuitas e podem ser feitas de 30 de setembro a 30 de novembro, por meio de formulário que estará disponível nas redes sociais da Agência.

Por: Pedro Correa

Revisão: Jáder Cavalcante

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