Notícias

Agência Espacial Brasileira (AEB) visita UFMA para consolidar parcerias em projetos aeroespaciais

publicado: 19/09/2023 14h41, última modificação: 10/05/2024 08h36
Na ocasião, estiverem presentes também representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Prefeitura Municipal de Alcântara e do Sebrae.
Agência Espacial Brasileira (AEB) visita UFMA para consolidar parcerias em projetos aeroespaciais

Com o objetivo de fortalecer parcerias nas áreas da pesquisa e extensão, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu, na quarta-feira, 13, a equipe da Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do presidente da autarquia, Marcos Chamon. Estiveram presentes, também, representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Prefeitura Municipal de Alcântara e do Sebrae. A visita foi intermediada pelo reitor da Universidade, Natalino Salgado, e contou com a presença de docentes e discentes da instituição, que apresentaram os projetos desenvolvidos pela UFMA.

O objetivo da visita foi estabelecer potenciais parcerias nas áreas de pesquisa aeroespacial, desenvolvimento e formação de profissionais especializados.

Na oportunidade, os representantes das instituições conheceram as instalações dos prédios do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), que também abriga a estrutura do curso de Engenharia Aeroespacial, além do Espaço da Ciência e do Firmamento e o prédio do Empreendedorismo, onde funciona a startup Acrux, responsável pelo projeto Alderaban-I, um nanossatelite desenvolvido pela UFMA em parceria com a AEB, atualmente em fase de testes.

A professora do curso de Engenharia Aeroespacial, Mikelle Sant’Anna, explica sobre o intuito das visitas na UFMA. “O presidente veio conhecer a nossa instituição que abarca vários projetos em parceria com a Agência Espacial Brasileira. Na semana passada, assinamos um acordo orçamentado em R$ 4.000.000,00 através de um financiamento da ONU para a realização de um programa chamado Cientistas de Alcântara, que contemplará quinze escolas no município. Além de inaugurar uma sala da Agência Espacial na cidade de Alcântara, o presidente também veio ao estado para conhecer a nossa estrutura e realizar uma reunião entre as instituições [Pnud, Sebrae e Prefeitura Municipal de Alcântara] para oficializar o lançamento dos projetos” informa.

Durante o encontro, foram apresentados projetos como Cientistas de Alcântara, Agrovilas e Desenvolvimento do Plano Diretor e Lei de Uso e Ocupação do Solo do Município de Alcântara, que serão realizados em parceria com a Agência Espacial Brasileira, com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a Prefeitura Municipal de Alcântara e o Sebrae.

As propostas têm como objetivo oferecer espaços de pesquisa que resultem no avanço da ciência e tecnologia. Para isso, a UFMA tem investido em aproximações com instituições e empresas que procuram expandir essa base de conhecimento.

O reitor Natalino Salgado reforça o interesse da UFMA em realizar pesquisas cientificas que contribuam significativamente com o desenvolvimento local e regional. “A nossa Universidade abraçou essa causa voltada ao Centro Espacial de Alcântara pela oportunidade de desenvolvimento para nosso país, pela questão de nossa segurança nacional em relação ao espaço aéreo brasileiro, pela cooperação internacional e pela enorme possibilidade de resgatar oferecer melhores condições de vida para comunidades de Alcântara e da Baixada Maranhense. A UFMA é ser bastante transversal em seus conhecimentos, então perpassa por projetos educacionais, sociais, ambientais e empresariais, e isso é fruto da busca de uma melhoria pela qualidade de vida” sinaliza.

O presidente da AEB elogiou todo o trabalho realizado na Universidade e garantiu o fortalecimento das parcerias entre as instituições para que o cenário de pesquisas aeroespacial possa avançar cada vez mais.

“Fiquei extremamente grato pelo trabalho da Universidade, pelo trabalho social que eu pude ver aqui e que me foi apresentado hoje à tarde na reunião. Trabalho fantástico de inclusão, resgate e de direitos de uma população. É uma iniciativa importante com a qual a Agência Especial Brasileira gostaria de se associar. Agradecemos pelo trabalho que é realizado aqui na UFMA, pois tem buscado avançar na fronteira do conhecimento e isso é essencial para que os alunos possam sair preparados para o mercado de trabalho, além de impactar positivamente a sociedade. Acredito que esse é o futuro que a Agência gostaria de ver com a Universidade” declara.

Na ocasião, Cristiano Prado, Líder do Desenvolvimento Socioeconômico do Pnud, reforçou o compromisso em garantir espaços para a ciência a fim de que impacte positivamente a vida dos jovens. “Esse projeto que o PNUD está desenvolvendo junto com a Universidade Federal do Maranhão e a Agência Espacial Brasileira é de extrema importância para fomentar a ciência no Brasil e desenvolver principalmente o interesse dos jovens maranhenses pelo assunto, para que esses jovens possam expandir suas vocações e se enveredar por carreiras como aeronautas, espaçonautas ou engenheiros espaciais. Utilizaremos metodologias que envolvem ciência, tecnologia e matemática para ampliar a atração deles por essas áreas e consequentemente apoiar o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico do Brasil no futuro” expõe.

O Gerente da Unidade de Negócios do Sebrae São Luís, Mauro Formiga, também comentou sobre o interesse do Sebrae em contribuir em projetos que fomentam o desenvolvimento social. “Estamos aqui para somar ações, congregar ações que venham a contribuir para desenvolvimento do município de Alcântara. O Sebrae pensa de forma holística, pensa desde o jovem, desde a criança, aos empreendedores que já são formalizados. Estamos atuando em parceria, de forma integrada e conectada com a universidade e com as outras instituições parceiras, para contribuir efetivamente e gerar uma transformação social e econômica para o município de Alcântara”.

O prefeito do Município de Alcântara, Nivaldo Araújo, agradeceu a UFMA pela iniciativa que beneficiará os moradores da cidade. “Eu quero realmente agradecer a UFMA por essa parceria que a gente firmou e que tem rendido bons o município de Alcântara, visto que nós temos um centro de lançamento de Alcântara Tecnológico. Os projetos servem justamente para incentivar os nossos jovens a ver o mundo com outros olhos, pensar grande, pensar em tecnologia. Alcança um jovem de comunidade carente, rural, negro e o insere em projeto gigantesco e o incentiva a estudar, a querer mudar a sua própria realidade. Nós, enquanto gestão só temos a abraçar os projetos disponibilizando professores das escolas, transportes e o que mais for necessário” garante.

Para viabilização da realização dos projetos, a UFMA irá atuar com a execução dos projetos e contará com o apoio dos demais órgãos para o financiamento, supervisão, desenvolvimento das ações e viabilização dos resultados.

O encontro encerrou com o compromisso das instituições em trabalhar conjuntamente nos próximos meses para definir os primeiros passos para a execução prática dos projetos.

Visita do Presidente da Agência Espacial Brasileira na UFMA - 13.09.23

Por: Sarah Dantas

Fotos: Sarah Dantas

 

registrado em: