Acromegalia: pesquisadores ligados ao Curso de Odontologia da UFMA desenvolvem pesquisa publicada em revista científica renomada

publicado: 30/08/2023 13h07, última modificação: 30/08/2023 14h48

Acromegalia, doença que afeta as glândulas de secreção interna do corpo, consiste em uma condição crônica causada pela produção excessiva do hormônio de crescimento (GH) e pelo fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1 (IGF-1). Entre os principais sintomas, estão aumento exacerbado de partes do corpo – muitas vezes localizados na face – e complicações como insuficiência cardíaca, diabetes e hipertensão.

Pensando nisso, pesquisadores ligados ao Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Grupo de Pesquisa Clínica e Molecular em Endocrinologia e Metabologia (Endoclim), do Hospital Universitário (HU-UFMA) desenvolveram o estudo “Características orofaciais relacionadas à qualidade de vida relacionada à saúde bucal em pacientes brasileiros com Acromegalia”.

Publicada no periódico Oral Diseases, uma das mais relevantes revistas científicas do ramo, a pesquisa buscou identificar a presença de alterações e desordens nas estruturas da face e da boca, como aumento do volume ósseo da mandíbula e mau posicionamento dos dentes. Nesse sentido, o foco da preocupação gira em torno dos impactos negativos que isso pode trazer à vida dos pacientes, tais quais redução da autoestima e prejuízo psicológico, dificuldades de sociabilização e problemas emocionais.

O coordenador do projeto e cirurgião-dentista, Vandilson Rodrigues, destaca a necessidade de estabelecer medidas preventivas. “Precisamos considerar que não é importante apenas tratarmos de patologias como essa, mas trabalharmos para identificá-las precocemente; dessa forma, estaremos aptos a minimizar e controlar seus efeitos, além de prestar cuidados e monitorar clinicamente os pacientes”, comentou.

Saiba quem são os membros integrantes da pesquisa:

Renata C. Campelo, Cirurgiã-dentista, Doutoranda, PPGO-UFMA

Maria L. M. da Silva, Cirurgiã-dentista, Graduada, Odontologia-UFMA

Gilvan C. Nascimento, Médico HUUFMA, Doutorado

Rossana S. S. Azulay, Médica HUUFMA, Doutorado

Viviane C. C. Rocha, Médica HUUFMA, Mestrado

Sabrina S. P. Damianse, Médica HUUFMA, Doutorado

Marcelo Magalhães, Biólogo, Docente PPGSAD-UFMA, Doutorado

Manuel dos S. Faria, Médico, Docente PPGSA-UFMA, Doutorado

Vandilson P. Rodrigues, Cirurgião-Dentista e coordenador do projeto, Docente PPGO-UFMA, Doutorado

Veja o e-book Orientação de saúde bucal para pacientes com acromegalia

Por: Júlio César