Ações marcam Semana do Doador de Sangue do Hospital Universitário

publicado: 25/11/2021 10h36, última modificação: 26/11/2021 16h24

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), por meio da Unidade de Hematologia e Hemoterapia, realiza, de 22 a 25, a Semana Nacional do Doador de Sangue. A campanha tem o objetivo de orientar e sensibilizar os usuários/familiares sobre a importância das doações de sangue, fomentando a prática da doação voluntária de sangue e demais hemocomponentes.

O evento é alusivo às comemorações ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro. O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos Hemocentros devido à proximidade das festas de fim de ano, época em que existe uma queda nas doações e, em contrapartida, registra-se a diminuição de doadores e o aumento de acidentes.

A doação de sangue é considerada um ato de amor, pois é um momento em que se doa para ajudar o próximo, por isso a campanha teve como slogan “Sua doação salva vidas!”. A chefe da Unidade de Hematologia e Hemoterapia, Ially Kellen Vieira Albuquerque, ressalta a importância da Semana do Doador: “É importante promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independentemente de conhecer ou não o paciente que necessita de transfusão. Você sempre é o tipo certo de alguém”.

Por ser um hospital de alta complexidade e de referência para o Estado do Maranhão, o HU-UFMA tem uma grande demanda e atende a um público que necessita fazer cirurgias e procedimentos, dependendo assim de um grande volume de sangue e hemocomponentes para atender às necessidades.  A maior captação de doares de sangue contribui para a realização de cirurgias e no atendimento de pacientes que necessitam de transfusões periódicas.

Programação da Semana

15/11/2021-18/11/2021: Ornamentação das recepções e no corredor das Unidades Hospitalares (Presidente Dutra e Materno Infantil) com balões, mensagem sobre doações e banners;

19/11/2021: Entrega de kits aos colaboradores e informativo sobre os temas;

22/11/2021: Orientação sobre doações de sangue na Unidade Materno Infantil e BLITZ da Unidade de Hematologia e Hemoterapia nas UTI’S e Pediatria com entrega dos kits;

23/11/2021: Orientação sobre doações de sangue na Unidade Presidente Dutra e BLITZ da Unidade de Hematologia e Hemoterapia na UTI’S e Unidade do Rim com entrega dos kits;

24/11/2021: Orientação sobre doações de sangue na Unidade Materno Infantil e BLITZ da Unidade de Hematologia e Hemoterapia na ginecologia, obstetrícia e recepção com entrega dos kits;

25/11/2021: Orientação sobre doações de sangue na recepção Unidade Presidente Dutra, ambulatório, cardiologia com entrega dos kits.

Publicado originalmente em 23/11/21, no site do HU-UFMA.

Por: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário