Ação da Proec-UFMA inicia campanha de vacinação pelo Projeto Universidade Promotora de Saúde

publicado: 17/05/2023 10h55, última modificação: 18/05/2023 09h31
Ação da Proec/UFMA inicia campanha de vacinação pelo Projeto Universidade Promotora de Saúde

Iniciada, na segunda-feira, 15, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a campanha de vacinação do projeto Universidade Promotora de Saúde. Durante toda a tarde, no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária, foi realizado um mutirão de vacinação voltado aos discentes, docentes e técnicos administrativos da Universidade, além da população em geral, especialmente da área Itaqui-Bacanga. A iniciativa trata-se de uma parceria entre a UFMA, a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) e a Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão (SES-MA).

O programa realizou aplicação das vacinas bivalente e influenza, além disso, também trará palestras educativas sobre infecções sexualmente transmissíveis com distribuições de preservativos masculinos e femininos e realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites. Também haverá campanha de conscientização contra o tabagismo; orientação sobre alimentação saudável; ações de controle da hipertensão arterial e diabetes mellitus e violência contra a pessoa idosa. Além disso, a campanha traz parceria para realização de informes sobre promoção de saúde com a Rádio Universidade FM e a TV UFMA, no quadro Momento Saúde.

O autor da proposta e professor do Departamento de Saúde Pública, Carlos Leonardo Figueiredo Cunha, explica que trazer ações de promoção à prevenção de doença para um ambiente como a Universidade é muito positivo para toda a sociedade. “A covid-19 não está erradicada, e sabemos que muitos alunos convivem com pessoas idosas ou que possuem imunossupressão, por isso a ideia da vacinação vem da responsabilidade coletiva para com essas pessoas. É comprovado que a imunidade adquirida pela vacina venha a diminuir com o tempo, devido a isso, é sempre necessária a manutenção por meio da dose de reforço”, pontua.

Fábio Jordano, enfermeiro do Departamento de Vacinação Estadual, ressalta que a finalidade do evento tem sua importância em vacinar os estudantes e professores, que, após o período pandêmico, estão dando continuidade ao processo de ensino e aprendizado. “Por isso é imprescindível estar imunizado, uma vez que é necessário ter contato com outras pessoas, além de viajar, participar de eventos, e outros momentos em que a doença acaba por ser transmitida”, expõe.

Aluna do primeiro período de Enfermagem, Brenda Lohaynne destacou a importância da vacinação e do evento, sobretudo, após o período de pandemia, não só contra a covid, mas também diversas outras doenças. “Agora, como uma pessoa da área da saúde, eu vejo muito mais essa importância, além da necessidade de ajudar a combater, tanto a própria covid, quanto a desinformação, que ocorre desde o início da pandemia em uma onda de fake news”, analisa.

Para Ronney Weslley da Silva Martins, aluno do sétimo período do bacharelado em Educação Física, a importância do momento se dá no mantimento do ciclo vacinal. “Desde que nascemos, somos vacinados, então manter a nossa vacinação em dia é um compromisso que temos com nossa saúde e nossa sociedade, pois, querendo ou não, é uma coisa que atinge o nosso próximo”, finaliza.

Veja o restante da programação abaixo:

16/05 (terça-feira)
Das 9h às 17h30 - Vacinação no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS);

17/05 (quarta-feira)
Das 13h às 19h - Vacinação no Centro de Ciências Sociais (CCSo);

18/05 (quinta-feira)
Das 9h às 17h30 - Vacinação no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET);

19/05 (sexta-feira)
Das 13h às 18h - Vacinação no Curso de Farmácia.

Por: Juan Terra

Fotos: Raul Monteiro