Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política homenageia reitor da UFMA

publicado: 30/06/2023 14h06, última modificação: 30/06/2023 17h01

Na quarta-feira, 28, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, professor Natalino Salgado Filho, recebeu a Medalha do Mérito Gonçalves Dias, em solenidade realizada no auditório da STV Faculdade. Sendo uma homenagem da Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política (AMCJSP), a honraria é prestada, em alusão ao mês de aniversário de fundação da Academia, a autores que tiveram destaque na pesquisa acadêmica, bem como por sua responsabilidade social.

A obra que rendeu essa homenagem ao professor Natalino Salgado foi a sua edição comemorativa de “Lorde Cochrane - Narrativa de Serviços no Libertar-se o Brasil da Dominação Portuguesa”, lançado em 2022, por ocasião do bicentenário da independência do Brasil. A obra contém depoimentos e informações que circundam a figura do navegante Escorces Thomas Cochrane, primeiro almirante da Marinha brasileira, cuja atuação no comando das forças militares de Dom Pedro I, entre os anos de 1822 e 1825, é apontada como fundamental à concretização da Independência Brasileira.

Segundo o advogado, professor e presidente da AMCJSP, Sergio Tamer, as notas explicativas, a apresentação e a organização presentes na edição lançada pelo reitor da UFMA ajudam a “jogar uma luz” a uma figura tão controversa quanto o Marquês do Maranhão, que é representado ora como herói militar, ora como “pirata” e “usurpador”. “Em relação à figura de Cochrane, predomina, entre uns e outros, no Maranhão, uma visão passional. O que tem faltado é um olhar afinado com o tempo, imprescindível para uma análise histórica consistente. O Escritor Natalino, com todo o vigor e prestígio de sua formação acadêmica e intelectual, rompe com essa visão desfocada da nossa história, oferecendo a todos uma obra merecedora das nossas mais elevadas homenagens”, ressaltou.

Além do reitor da UFMA, também foram homenageados a advogada e professora do Departamento de Direito da UFMA Isabela Pierce, pela obra  “Teoria Geral do Desenvolvimento Sustentável”, e o juiz estadual e professor universitário Nelson Rego, autor de “Poder Judiciário e Direito ao conhecimento”.

Por: Orlando Ezon