Notícias

Academia Maranhense de Ciências empossa novos membros em cerimônia realizada no Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário

publicado: 29/08/2022 13h11, última modificação: 30/08/2022 19h35
Cerimônia contou com a presença de autoridades e empossou vinte novos integrantes

Na sexta-feira, 26, o Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário da UFMA foi palco da solenidade de posse dos novos membros da Academia Maranhense de Ciências (AMC). Na ocasião, o Espaço reuniu diversas autoridades, pesquisadores, amigos e familiares em uma cerimônia que empossou nove membros efetivos, oito membros colaboradores e três jovens cientistas. O mais novo ponto turístico de São Luís foi escolhido justamente por ser um local dedicado à popularização da ciência.

Estiveram presentes na mesa de abertura o reitor Natalino Salgado; o presidente da AMC, Henrique Amaral; a vice-presidente da AMC, Francisca Costa; o secretário-geral da AMC e coordenador do Espaço da Ciência, Antônio Oliveira; o secretário adjunto de Estado Cidadania e Inovação Digital, Nivaldo Muniz; o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Walter Canales; o diretor-executivo do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Gedeon Silva; a assessora de Planejamento e Ações Estratégicas da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Kiane Brandão; e o diretor-presidente da empresa Maxx Telecomunicações, José Augusto Diniz.

Posse dos novos membros da Academia Maranhense de Ciências

Para o reitor Natalino Salgado, a ciência é um princípio básico para o despertar da sociedade que precisa ser estimulado e difundido. “Ciência, para nós, é liberdade que se cria para desenvolver nosso país. Não se vive sem respirar conhecimento. Cada acadêmico que entra ajuda a oxigenar e traz uma trajetória da imortalidade da Academia, que vai se configurar pelo trabalho, pela obra e pela contribuição de cada um”, explicou.

De acordo com o presidente da AMC, Henrique Amaral, o momento é de alegria, mas também de reflexões. Segundo ele, da mesma forma que a difusão da ciência é uma responsabilidade do Governo, é necessário que as empresas igualmente estejam mais engajadas nesse mesmo objetivo. “Estamos em campanha para tentar chegar às indústrias do Maranhão e encontrar caminhos para o fomento da ciência. Precisamos que as indústrias estabeleçam suas dificuldades e as coloquem na ‘mão’ da ciência, para que possamos encontrar alternativas de solução”, afirmou.

Na ocasião, nove membros efetivos foram empossados, após a seleção feita pela Assembleia Geral da Academia. Entre os novos integrantes, está a professora Raimunda Nonata Fortes. Ela realiza pesquisas relacionadas às ciências biológicas, como o monitoramento de ambientes aquáticos, e é coordenadora do Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade da Rede Bionorte. Para ela, o momento é de gratidão.

“O próximo passo é de muito trabalho, como, por exemplo, o professor Henrique nos convidou para participar de edições de livros. Estamos participando dos programas encaminhados pela Academia, e tenho um trabalho, junto à sociedade maranhense, de conseguir amigos que possam de alguma forma contribuir com a Academia Maranhense de Ciências”, declarou a nova empossada.

Saiba mais

A Academia Maranhense de Ciências foi criada em 2008, em que, na época, o reitor Natalino Salgado participou de sua fundação. Atualmente, a AMC dispõe de nove classes de membros, divididas entre efetivos, eméritos, colaboradores, estrangeiros, beneméritos, juvenis, jovens cientistas, patrocinadores e contribuintes.

Segundo o secretário-geral da AMC, as principais ações da Academia estão ligadas à promoção da ciência básica e ao suporte de locais, como o Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário. “Estamos fazendo gestão junto aos governos estadual e municipais para que haja investimento maciço em ciência básica, como, por exemplo, feiras científicas, mostras, seminários, conferências, entre outros”, pontuou.

Conheça os novos membros:

Membros Efetivos

Luciano da Silva Façanha - Cadeira nº 8 - Patrono: Henrique Maximiano Coelho Neto

Hilmar Ribeiro Hortegal - Cadeira nº 14 - Patrono: Achilles de Faria Lisboa

Flávia Rebelo Mochel - Cadeira nº 16 – Patrona: Rosa Mochel Martins

Sílvia Maria Mendes Ahid - Cadeira nº 25 – Patrona: Maria José Aragão

Cleilson Pinheiro Pires - Cadeira nº 26 – Patrono: Antônio Ribeiro da Silva

Carlos César Teixeira Ferreira - Cadeira nº 29 – Patrono: Antônio Jorge Dino

Leonardo Henrique Gonsioroski Furtado da Silva - Cadeira nº 41 – Patrona: Margarida Maria do Rego Pires Leal

Dayse Marinho Martins - Cadeira nº 42 – Patrono: Padre Claude D’Abbeville

Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta - Cadeira nº 43 – Patrono: Warwick Estefan Kerr

Membros Colaboradores

Rita de Cássia Neiva Cunha

Heloísa Gomes Medeiros

Alexsandra Sousa Nascimento da Silva

Sandra Fernanda Loureiro de Castro Nunes

Jorge Emanuel de Oliveira Irineu

Luís Carlos Costa Fonseca

Rogério Moreira Lima Silva

João Berto dos Santos Ferreira

Membros Jovens Cientistas

Priscila Lima Rocha

Ennio Silva de Souza

Dyego Marinho Martins

Por: João Meireles

Produção: Marcos Paulo Albuquerque

Fotos: Bruno Goulart

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: