Abertura do I Simpósio de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização é realizada no Centro de Ciências de Imperatriz

publicado: 07/12/2022 11h31, última modificação: 07/12/2022 12h04

Na terça-feira, 6, o Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm), junto com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e a Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), realizou a abertura do I Simpósio de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização. O evento ocorreu de forma híbrida no auditório do CCIm, com transmissão por meio do Canal Institucional da UFMA no Youtube.

A mesa de abertura contou com o reitor da UFMA, professor Natalino Salgado Filho, que participou de forma remota; o vice-reitor da UFMA, professor Marcos Fábio Belo Matos; o pró-reitor da Ageufma, professor Fernando Carvalho Silva; a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Zefinha Bentivi; o diretor do CCIm, professor Leonardo Hunaldo dos Santos; o diretor do Centro de Ciências de Grajaú, professor Aluizio Fernandes Júnior; e a diretora do Centro de Ciências de Balsas, professora Gisélia Brito dos Santos.

Na mesa de abertura, o entusiasmo com o encontro e o compromisso com uma produção acadêmica de qualidade foram temas recorrentes. O professor Leonardo Hunaldo enfatizou a importância de trazer eventos como esse ao Câmpus de Imperatriz e celebrou a integração entre os câmpus da UFMA — simbolizada pela presença do reitor, de pró-reitores e de diretores de Centro dos Câmpus de São Luís, Balsas e Grajaú.

“Entendemos que uma universidade do tamanho da UFMA, que é sediada em todo o estado, precisa ter essa presença. Por vezes, sofremos com a distância, mas procuramos sempre manter os laços, em especial neste ano desafiador para as universidades. Esperamos continuar apoiando os cursos de graduação e pós-graduação, e desejamos que este evento seja um espaço de conversas e discussões profundas para todos”, afirmou o diretor do CCIm.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado, parabenizou a organização do evento, enfatizando o avanço na oferta de cursos de pós-graduação no interior do estado e os esforços empregados para a manutenção das atividades da Universidade durante a pandemia, sobretudo por vias digitais.

“A Ageufma é um pilar de relevância nas ações da nossa Universidade. Tivemos a oportunidade de colocar o primeiro mestrado no interior, que é o curso de Ciências dos Materiais, em Imperatriz. Essa massa crítica que veio se formando ao longo do tempo teve uma produção excelente, permitindo que outros programas fossem criados, tornando-se uma força da região. O período de pandemia foi uma adversidade que contaminou o funcionamento das instituições no mundo inteiro, da qual ainda não conseguimos nos livrar totalmente, mas a nossa comunidade, unida, buscou caminhos para se desenvolver”, ponderou o reitor.

Por: Orlando Ezon

Produção: Alan Veras