Notícias
Abertura das Comemorações dos 200 anos da imprensa no Maranhão ocorre nessa quinta-feira, 15
Em abril de 1821, era fundado, na capital do Maranhão, a colonial cidade de São Luís, que ainda não era conhecida como Athenas Brasileira, o primeiro jornal do Maranhão. Chamava-se O Conciliador do Maranhão e se tornou o marco do início da nossa atividade jornalística — que, nesses 200 anos, mostrou-se pujante e bastante diversificada.
Para comemorar esse marco, a UFMA está organizando uma série de eventos em 2021. Nessa quinta-feira, 15, às 18 horas, no canal da UFMAOficial no YouTube, será realizada a Abertura Oficial das Comemorações dos 200 Anos da Imprensa no Maranhão. As atividades estão sendo organizadas e efetivadas pela Diretoria de Comunicação da UFMA.
Para as comemorações, estão sendo organizados alguns eventos e iniciativas midiáticas. Em abril, mês de fundação de O Conciliador, ocorrerá a abertura do bicentenário, de julho a outubro, está programado o lançamento de documentário; podcasts; webstories; long form, e, em novembro, a entrega da “Comenda 200 anos da imprensa no Maranhão”, uma honraria que a UFMA vai oferecer a personalidades da imprensa no estado, um seminário temático para apresentação de pesquisas na área e lançamento de um livro temático, de nome provisório: “Imprensa no Maranhão: 200 anos de história”.
A comissão organizadora do evento, para homenagear alguns nomes da imprensa local, realizou uma pesquisa aberta, por meio do Google Forms, a fim de que a sociedade enviasse nomes de profissionais da comunicação que têm contribuído para o crescimento da imprensa no estado. Serão entregues 50 medalhas a personalidades e entidades da imprensa maranhense.
“Para efetivar essas e outras iniciativas — como a produção de um videodocumentário, um podcast com 5 episódios, um material especial para o Portal da UFMA e uma WebStorie, para redes sociais —, vamos buscar parcerias que nos ajudem a fazer uma grande comemoração dessa data, à altura do que essa imprensa bicentenária merece”, afirmou o vice-reitor e diretor de comunicação da UFMA, Marcos Fábio.
Por: DCom
Revisão: Jáder Cavalcante