Abertos o I Simpósio Internacional de Saúde, Cuidado e Enfermagem e o VI Encontro de Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste

publicado: 21/10/2022 11h07, última modificação: 21/10/2022 11h07

Com o tema “A Enfermagem e o compromisso com a ciência, saúde, o cuidado e desenvolvimento sustentável”, o I Simpósio Internacional de Saúde, Cuidado e Enfermagem e o VI Encontro de Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste foram abertos na quarta-feira, 19. O evento, transmitido pelo Youtube, tem por objetivo discutir o ensino e a pesquisa nos programas de pós-graduação em Enfermagem.

Estiveram presentes na mesa de abertura o vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; o vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Glauco Lobo Filho; a pró-reitora de Pós-Graduação da UFPE, Carol Virgínia Leandro; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMA, professora Lívia Maia Pascoal; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Márcia Linhares; a coordenadora do programa de Pós-Graduação em enfermagem da UFC, Mônica Oliveira Batista Oriá; e a presidente do Encontro, a professora Lena Maria Barros Fonseca.

Marcos Fábio Belo Matos elogiou o formato do Encontro, que reúne pesquisadores, professores e estudantes de várias universidades promovendo a troca de experiências e fortalecendo o vínculo entre as instituições. “Esse formato de evento, em que as instituições estão vinculadas, permite o fortalecimento de nossas universidades como campos de produção científica, o que é importante para o desenvolvimento do país”, ressaltou.

A estudante do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMA Thayná Cunha Bezerra também participou da mesa de abertura representando o corpo estudantil e falou sobre a importância do evento para a pesquisa no campo da saúde. “Um evento como esse é um grande incentivo à produção científica, além de ser uma oportunidade ímpar no sentido de divulgação e compartilhamento de resultados de pesquisas voltados para a área da enfermagem”, disse.

A conferência de abertura foi coordenada pela professora do Departamento de Enfermagem da UFMA Nair Portela Silva e ministrada pela professora Mavilde Pedreira, da Escola Paulista de Enfermagem, que abordou sobre o impacto da pesquisa no cuidado em saúde e enfermagem. Durante sua palestra, a professora falou sobre a importância da pesquisa para a consolidação da enfermagem como campo científico.

O evento conta com mesas-redondas, painéis e conferências com professores e pesquisadores ligados às universidades brasileiras e do exterior e também com diversos profissionais ligados às instituições de saúde.

Confira a programação:

Dia 21/10

9h - 10h: Conferência - “Internacionalização: caminhos, experiências e possibilidades”.

10h - 12h: Painel - “Experiência docente, discente com a internacionalização”.

14h - 15h30: Mesa-redonda - “Como produzir pesquisas e publicar em revistas de alto impacto?”.

15h30: Reunião com coordenadores Encontro de Pós-graduação em Enfermagem do Nordeste (Enpgene).

16h: Cerimônia de premiação e de encerramento.

Confira a programação completa no site do evento.

Confira a programação:

Por: Bruno Goulart