publicado: 31/08/2022 11h10, última modificação: 01/09/2022 06h32
Aberto processo seletivo com 876 vagas para transferência externa e interna em cursos de graduação.png

A Universidade Federal do Maranhão, por intermédio da Pró-Reitora de Ensino (Proen), abriu processo seletivo para os cursos de graduação via Edital n° 95/2022, para transferência interna, e Edital nº 96/2022, que regulamenta a transferência externa. As inscrições são realizadas exclusivamente on-line, entre os dias 31 de agosto e 9 de setembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100 e poderá ser pago até o dia 15 de setembro. Os interessados podem pedir isenção da taxa durante o período de 31 de agosto a 2 de setembro.

O processo seletivo para transferência externa oferta 442 vagas para o preenchimento das vagas remanescentes dos cursos de graduação na modalidade presencial que se destina, exclusivamente, a estudantes regularmente matriculados em outras instituições de ensino superior e que pretendem realizar a transferência para um curso de graduação da UFMA, com ingresso no semestre letivo de 2022.2. O preenchimento das vagas na categoria transferência interna, com 434 vagas, são destinadas, exclusivamente, a estudantes regularmente matriculados na Universidade Federal do Maranhão e que pretendem realizar a transferência de um curso para outro também para o semestre letivo de 2022.2.

O seletivo será composto de duas etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório e classificatório, em que os candidatos serão selecionados com base no resultado obtido em uma das edições de 2009 a 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deverá ser escolhida no ato da inscrição. A segunda etapa será de caráter eliminatório, em que serão analisados todos os documentos necessários para efetivação da pré-matrícula.

A divulgação do resultado preliminar da pré-matrícula será no dia 23 de setembro, e o resultado final, no dia 30 do mesmo mês, ambos a serem divulgados no site transferencia.ufma.br. Informações adicionais poderão ser obtidas por meio do telefone (98) 3272-8738 e pelo e-mail ingresso@ufma.br.

Por: Hemylly Mendes

Produção: Marcos Paulo Albuquerque