Abertas inscrições para II Encontro de Antropologia e Imagem, evento que terá transmissão do Canal Institucional da UFMA no Youtube

publicado: 24/03/2022 10h09, última modificação: 15/05/2022 08h46

Estão abertas, até o dia 25 de maio, as inscrições para o II Encontro de Antropologia e Imagem da UFMA (Eaima), que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de maio. O evento é destinado a toda a comunidade acadêmica, especialmente aos estudantes, professores, pesquisadores nas áreas de ciências humanas e sociais e profissionais ligados à produção cultural. O II Eaima ocorrerá de forma virtual pelo Canal Institucional da UFMA, cuja inscrição está disponível no site do evento.

A segunda edição do Encontro de Antropologia e Imagem é organizado pelo Núcleo de Etnologia e Imagem, do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade. Tem por objetivo retratar temas já crescentes na comunidade acadêmica, sobre a relação entre imagem, cultura e sociedade e proporcionar reflexões sobre as produções audiovisuais pautadas nas realidades étnicas, sociais e culturais regionais e nacionais. Nessa edição, o Eaima tem como tema a “Crise Sanitária, Diversidade, Empoderamento Étnico e Social”, com a perspectiva de abordar os impactos causados pela pandemia da covid-19 nas práticas culturais e na vida cotidiana de grupos étnicos e populares, bem como em suas atividades econômicas.

Aos que desejam submeter trabalho para apresentação no encontro, as inscrições vão até o dia 8 de maio. Serão entregues certificados de participação e apresentação, e os trabalhos apresentados serão inseridos nos anais do II Eaima e disponibilizados no site.

A programação ainda contará com a participação do cineasta e documentarista Vincent Carelli, criador do projeto Vídeo nas Aldeias, além de palestras, minicursos, exposição fotográfica, participação de professores convidados de outras instituições, mostra de filmes, entre outros, tudo de forma on-line. Para mais informações, acesse o site do II EAIMA.

Saiba mais

A primeira edição do Encontro de Antropologia e Imagem da UFMA ocorreu em dezembro de 2016 e teve como tema “Memória, Políticas, Culturas Étnicas”. Abordou as relações entre cultura, imagem e segmentos étnicos e sociais e contou com a apresentação de pesquisas desenvolvidas por alunos de instituições de ensino superior do Maranhão e de outros estados.

Por: Alan Veras

Produção: Marcus Paulo Albuquerque