Abertas até sábado, 14, as inscrições para roda de conversa que discutirá educação antirracista no Câmpus de Imperatriz

publicado: 10/05/2022 10h58, última modificação: 11/05/2022 06h07

O projeto de extensão “Academia Preta Decolonial”, do Núcleo de Pesquisa Maria Firmina dos Reis, da Universidade Federal do Maranhão – Câmpus de Imperatriz, comunica que estão abertas, até o próximo sábado, 14, as inscrições para a roda de conversa “Educação Antirracista e Bell Hooks”. As inscrições são gratuitas, e os interessados devem acessar o site de inscrição e preencher o formulário para confirmar a participação no evento. Ao todo, quarenta vagas foram disponibilizadas.

A roda de conversa é fruto de uma parceria com a organização não governamental (ONG) Ação Educativa, de São Paulo, e com a Coordenação de Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (Ceiri). A convidada especial do encontro será a coordenadora executiva adjunta da ONG, Ednéia Gonçalves.

De acordo com uma das organizadoras do evento, a professora Leila Sousa, a ideia de promover o evento surgiu após um convite da coordenadora da Ceiri, a professora Eró Cunha, já que, durante todo o mês de maio, a Coordenação de Educação da Igualdade Racial desenvolverá diversas atividades em escolas e universidades de Imperatriz junto com a ONG Ação Educativa.

“Uma dessas atividades será realizada na UFMA, por meio dessa roda de conversa, que também será uma atividade do projeto de extensão Academia Preta Decolonial Epistemologias e Metodologias Antirracistas, que, neste ano, vai para a terceira edição”, explicou Leila.

Sobre a relevância do encontro, ela destaca que a roda se propõe a debater a educação antirracista com base no pensamento da escritora negra estadunidense Bell Hooks. “Além de ser um momento fundamental de debate e reflexão sobre nossas práticas educacionais dentro da Universidade e dos nossos grupos de pesquisa, também é uma oportunidade de homenagear a Bell Hooks teórica, escritora e ativista negra que nos deixou ano passado e que têm uma vasta obra que nos ajuda a repensar a educação baseados em outras ópticas, respeitando as diversidades e as diferenças e valorizando as epistemologias e metodologias pensadas, produzidas por autores e autoras negras”, ressaltou.

A roda de conversa ocorrerá no dia 20 de maio, com início às 19h, na Unidade Centro do Câmpus Imperatriz. Em caso de dúvida, os interessados devem entrar em contato com a comissão organizadora pelo e-mail .

Saiba mais

Ednéia Gonçalves é socióloga e educadora. Atua como formadora de gestores e professores em organismos internacionais e redes públicas e privadas em diferentes estados brasileiros nas áreas da educação, relações raciais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Desenvolveu conteúdos para o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), Serviço Social do Comércio (Sesc), Itaú Cultural e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É autora do prefácio do livro Ensinando Comunidade – Pedagogia da Esperança de Bell Hooks (2021) e de artigos na área de educação e relações raciais, EJA, direitos humanos e equidade.

Por: Hérika de Almeida

Produção: Marcos Paulo Albuquerque