Abertas as inscrições para o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

publicado: 26/03/2021 09h44, última modificação: 27/03/2021 09h20

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), informa que estão abertas as inscrições para a seleção ao Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM), no período de 23 de março a 21 de maio de 2021.

O curso, na modalidade mestrado acadêmico, possui duração regular de dois anos, e serão oferecidas 11 vagas, incluindo duas vagas destinadas a ações afirmativas. Ele é dividido em duas linhas de pesquisa: “Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Ciências e Matemática” e “Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)”, e todos os candidatos devem optar por uma das duas linhas de pesquisa.

O público-alvo do Mestrado são graduados em cursos como Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Física, Matemática, Química ou Pedagogia, se estes possuírem diploma de cursos de licenciatura ou bacharelado, reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

As inscrições serão realizadas por meio do Sigaa. O formulário de inscrição deve ser preenchido, e as documentações exigidas no edital devem ser enviadas de forma legível, em formato PDF com tamanho máximo de 5 MB.

Os documentos exigidos no Edital Nº 29/2021 para a inscrição são:

1. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100. O CPF do candidato deve ser informado no boleto no ato do pagamento da taxa de inscrição. Mas o candidato que alegar não ter condições financeiras para pagar a taxa de inscrição poderá pedir isenção da taxa, o que pode ser feito até o dia 30 de abril de 2021;

2. Cópia do histórico escolar da graduação;

3. Cópia do diploma de graduação de curso reconhecido pelo MEC ou Declaração de Conclusão de Curso;

4. Cópia da carteira de identidade e do CPF;

5. Cópia de título de eleitor e declaração de quitação com a Justiça Eleitoral, atualizada;

6. Currículo Lattes, com foto recente no modelo 3X4 no perfil, e com data de atualização de até 3 meses antes da data final de inscrição;

7. Uma fotografia 3x4, recente;

8. Comprovante de quitação com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino);

9. Projeto de Pesquisa: a proposta deverá estar inserida em uma das linhas de pesquisa do Curso e elaborada de acordo com o roteiro disponível no Edital;

10. Declaração de disponibilidade de tempo no período diurno para cursar o mestrado;

11. Declaração de anuência de submissão a um dos exames de proficiência em língua inglesa adotada pelo Programa no primeiro semestre de ingresso no curso, sendo a aprovação em um desses exames obrigatória no prazo regimental do Programa;

12. Carta descritiva e fundamentada acerca de autodeclaração como indígena ou quilombola, para os concorrentes nas vagas de ações afirmativas.

A seleção para ingresso no Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática será constituída por quatro etapas: 1. Deferimento das inscrições; 2. Avaliação do projeto de pesquisa; 3. Defesa oral do projeto e 4. Prova escrita.

O período de matrículas está previsto para 1º a 6 de setembro e o início do curso para 9 de setembro. Para mais informações,  acesse o Edital.

Por: Daphne Ramos - Ageufma