Notícias

Abertas as inscrições para o I Encontro Nacional de Pesquisa Aplicada em Comunicação, que ocorrerá em 2023

publicado: 13/12/2022 17h07, última modificação: 14/12/2022 01h57

Estão abertas, até o dia 23 de fevereiro, as inscrições do I Encontro Nacional em Pesquisa Aplicada na Área de Comunicação (Aplicom). O encontro é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCompro), buscando reunir pesquisadores, criadores de conteúdo e desenvolvedores de produtos na área da comunicação, nos dias 20 e 21 de julho de 2023, de maneira híbrida, no Centro de Ciências Sociais (CCSO), Câmpus São Luís. O evento trará, além de palestras, lançamentos e apresentação de trabalhos, uma modalidade dedicada aos alunos de graduação: o Aplicom Júnior, em que o período de chamados será encerrado no dia 28 de fevereiro.

A Comunicação aplicada, foco do evento, define a área que examina como organizações podem gerenciar sua identidade corporativa, seus produtos e serviços e suas relações com os componentes internos e externos. Dessa forma, a pesquisa na área é orientada à solução de problemas reais e geração de inovação nesse meio. Nesse contexto, o pesquisador usa seu conhecimento relacionado ao problema e, a partir daí, iniciar seu trabalho, com um produto ou um processo em específico, reconfigurando ou até criando algo totalmente novo.

O Aplicom Júnior, segunda modalidade do evento, pretende incentivar os experimentos e desenvolvimento de produtos comunicacionais em várias linhas, também voltadas para a gestão e inovação, utilizando o formato das apresentações da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Mais informações estão disponíveis no site do evento, junto com os formatos e as modalidades.

O evento também terá a mostra Inovalab, a incubadora de projetos do programa, cuja proposta é trabalhar projetos de discentes do Programa, por meio de um espaço digital para a exposição dos trabalhos. O evento também contará com diversas palestras e mais de dez convidados estaduais e nacionais, tratando de diversas tendências da comunicação aplicada, como inteligência artificial, acessibilidade e temas ligados a pautas ambientais, sociais e de governança.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: