Abertas as inscrições para a VI Semana do Físico da UFMA

publicado: 22/11/2023 11h31, última modificação: 22/11/2023 11h31
O evento acontece de 03 a 07 de dezembro no auditório da Pós-Graduação do CCET
Abertas as inscrições para a VI Semana do Físico da UFMA

A VI Semana do Físico da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ocorrerá entre os dias 04 a 07 de dezembro de forma gratuita, no Auditório da Pós-Graduação do CCET ( Centro de Ciências Exatas e Tecnologia) da UFMA. Com o tema “Os desafios da Física para o Século XXI”, o evento tem como objetivo debater os desafios da Física Experimental, Física Teórica e da Computação Quântica, da Cosmologia. Os interessados em fazer parte da programação devem fazer a inscrição aqui até dia 03 de dezembro.

O evento é promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) em Física da UFMA, sob a coordenação do tutor do PET Física, Jerias Alves Batista, com apoio do Departamento de Física (DEFIS) e das coordenações de graduação e programas de pós-graduação em Física da UFMA, acadêmico e profissional. A programação contará com 9 palestras sobre os temas: Os desafios da Física Experimental, Os desafios da Física Teórica e da Computação Quântica, Os desafios da Cosmologia, Os desafios do Ensino de Física nos dias atuais.

A escolha do tema da VI Semana do Físico veio como um olhar de celebração pelo grande suporte que a Física tem dado ao desenvolvimento da humanidade, por meio do fomento das tecnologias existentes. O público alvo do evento são estudantes do ensino médio e da graduação dos cursos de Física e áreas afins.

Para o Coordenador Tutor do PET Física, Jerias Alves Batista, a expectativa é grande, pois o evento é um dos únicos do estado. “Sendo o único evento de Física da UFMA no ano de 2023, esperamos uma participação grande da comunidade desta área e debates importantes para o desenvolvimento da Física”, afirma.

A Semana do Físico acontece desde 2018 e tem sido o único evento de Física da UFMA nos últimos anos. Sua abrangência é muito grande e tem dado oportunidade para os estudantes participarem de discussões de alto nível nas mais diversas áreas da Física. Foram mais de 500 certificados de participação emitidos, evidenciando a grande importância e interesse do público por eventos dessa magnitude para as Instituições de Ensino Superior da Cidade de São Luís.

Por: Pedro Henrique

Produção: Alan Veras