Abertas as inscrições para a seleção do Programa Rede Nordeste de Biotecnologia para o primeiro semestre de 2023

publicado: 22/12/2022 10h03, última modificação: 22/12/2022 21h24
A Rede Nordeste de Biotecnologia é um programa em rede que integra várias instituições de ensino superior do Brasil

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, lançou, no dia 2 deste mês, o edital de normas complementares de seleção de discentes ao doutorado em Biotecnologia do Programa Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) para o primeiro semestre de 2023. Entre os principais objetivos do programa, encontra-se a formação e a qualificação de pessoas para o exercício da pesquisa e do magistério superior na área de biotecnologia.

Os discentes deverão realizar suas inscrições até o dia 31 de dezembro, via Sistema Acadêmico Eletrônico da Renorbio, em que, inclusive, deverão efetuar o pagamento de taxa única de R$ 50 a ser depositada na Conta Única da União, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). As documentações devem ser preenchidas e submetidas exclusivamente on-line, em formato PDF, até o último dia do prazo de inscrições. A seleção ocorrerá por meio da avaliação do curriculum vitae (critério eliminatório e classificatório) e dos projetos de pesquisa (critério eliminatório e classificatório) dos candidatos.

São ofertadas 154 vagas, das quais 15 são reservadas para alunos estrangeiros. As vagas serão distribuídas, em cada instituição nucleadora, por área de concentração, de acordo com a disponibilidade dos orientadores habilitados em cada área. Sendo um programa em rede, integrado por várias instituições de ensino superior do país, os candidatos deverão seguir as normas de pós-graduação da instituição nucleadora de interesse, conforme descritas no item 8.1 do Edital Nº 01/PPG-Renobio-Ufal/2023.1.

Saiba mais

A Rede Nordeste de Biotecnologia foi credenciada pela Capes em 2006, com conceito 5. É uma rede formada por instituições de ensino e pesquisa de todos os estados da região Nordeste e do Estado do Espírito Santo, em que agrega cerca de duzentos pesquisadores, atuantes nas diferentes áreas da biotecnologia.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro