Notícias
Abertas as inscrições para a seleção do Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental do Câmpus São Luís
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGC&Tamb), por meio da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA (Ageufma), lançou, no dia 9 deste mês, o edital de seleção de discentes para o mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental do PPGC&Tamb. São ofertadas dezessete vagas, das quais quinze são para ampla concorrência e duas destinadas à política de ações afirmativas, sendo uma para candidatos autodeclarados negros e outra para indígenas. Para se inscrever, é obrigatório a submissão de um anteprojeto de pesquisa que esteja em consonância com uma das três linhas de pesquisa do programa, conforme consta no item 2 do edital.
Os discentes deverão realizar suas inscrições até o dia 10 de fevereiro deste ano, via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, em que, inclusive, deverão efetuar o pagamento de taxa única de R$ 100 a ser paga exclusivamente via Banco do Brasil, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). Candidatos que declararem não terem condições financeiras — inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e forem membros de famílias de baixa renda — serão isentos do pagamento da taxa de inscrição.
As documentações deverão ser preenchidas e submetidas como arquivos virtuais legíveis, em formato PDF, cada um com no máximo 5 MB de capacidade. A seleção ocorrerá por meio da análise do anteprojeto de pesquisa (caráter eliminatório) e do curriculum vitae (caráter classificatório) dos concorrentes.
Acesse o Edital Ageufma N° 08/2023 – Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental na íntegra
Saiba mais
O curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental do PPGC&Tamb da UFMA, que terá a duração regulamentar de 24 meses, será integralizado com o cumprimento de componentes curriculares e atividades obrigatórias e optativas, que totalizará dezoito unidades de crédito, ou 270 horas-aula, nos turnos matutino e vespertino, incluindo a produção da dissertação, que corresponderá a 540 horas-aula, conforme consta no regimento interno do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental.
Por: Lucas Araújo
Produção: Bruna Castro
Revisão: Jáder Cavalcante