Abertas as inscrições para a palestra “Ferramentas para Acervos Digitais” que ocorrerá no dia 14 de dezembro, no CCSO

publicado: 07/12/2022 12h24, última modificação: 07/12/2022 19h00
A terceira ação formativa do projeto de extensão “Banco de Imagens do Departamento de Comunicação Social da UFMA” ocorrerá na próxima quarta-feira, 14, com início às 17h30, no Anfiteatro de Comunicação do Centro de Ciências Sociais

Na próxima quarta-feira, 14, com início às 17h30, o projeto de extensão “Banco de Imagens do Departamento de Comunicação Social da UFMA” promoverá a palestra “Ferramentas para Acervos Digitais”, no Anfiteatro de Comunicação do Centro de Ciências Sociais, Cidade Universitária Dom Delgado. A palestra será ministrada pelo doutor em Informática da Educação e professor de Tecnologia da Informação do Departamento de Biblioteconomia, Roosewelt Lins Silva. O evento tem por objetivo discutir ferramentas digitais para a gestão e o gerenciamento de acervos on-line, em processos que facilitem o acesso do público a diferentes bancos de imagens.

Aberta a toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Maranhão e também ao público externo, os interessados poderão realizar suas inscrições até o dia do evento, de forma totalmente gratuita, por meio do site Ferramentas para Acervos Digitais, com direito a certificação. No encontro, serão apresentados os fundamentos e as principais funcionalidades das ferramentas do Tainacan software livre, flexível e potente para criação de repositórios de acervos digitais — e Omeka, que também é um software livre e de código aberto, para gerenciamento de conteúdo de coleções digitais na web.

O projeto de extensão é coordenado pelas professoras Patrícia Azambuja, Jane Maciel e Carolina Libério. A iniciativa visa cumprir o preceito da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e extensão, pela oportuna expansão dos conhecimentos e das produções desenvolvidas no âmbito do ensino laboratorial, além da experimentação de novas abordagens junto aos públicos consumidores de imagens.

As ações extensionistas da primeira etapa do projeto serão estabelecidas durante doze meses, com ênfase na concepção e no planejamento de um conjunto de estratégias vinculadas à criação de um repositório digital de conteúdo imagético, que reunirá as produções dos cursos de Comunicação Social da UFMA de São Luís. A plataforma, que visa ser construída a partir do segundo semestre de 2023, tem a intenção de não apenas disponibilizar acervo imagético, mas também servir de suporte, a fim de aferir demandas sociais emergentes.

Nas palavras da professora e líder do projeto de extensão, Patrícia Azambuja, palestras como essas são imprescindíveis para estabelecer os fundamentos básicos de um banco de imagens, próprio do curso de Comunicação Social. Além disso, a docente reiterou a função social e educacional de projetos de extensão na formação profissional dos estudantes. “Os projetos de extensão têm sempre o objetivo de ampliar as discussões iniciadas em sala de aula, sobretudo colaborar com a formação profissional de nossos alunos, estimulando a percepção ampliada do campo das imagens, suas conexões com a sociedade em transformação e, ainda, as inúmeras possibilidades de inovação na área”, complementou.

As ações formativas são fundamentais, principalmente as parcerias com projetos profissionais de outras áreas, conforme afirmou a docente. “Nesta terceira ação formativa, organizada e promovida por nós, o palestrante Roosewelt Silva complementará a temática abordada na palestra anterior, que foi ministrada pelo professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Leandro Pimentel, a fim de analisar o vínculo entre tecnologias e processos cognitivos na construção de acervos digitais na web”, resumiu.

Para mais informações sobre o evento, acesse o perfil do grupo no Instagram @bancodeimagensdcs.

Saiba mais

A segunda ação formativa promovida pelo projeto de extensão “Banco de Imagens do Departamento de Comunicação Social da UFMA” ocorreu no dia 23 de setembro de 2022, de forma remota, via Google Meet, com a palestra “Repensando os Acervos: Reciclagem de Imagens como Tática”, ministrada pelo professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Leandro Pimentel.

Leandro é autor do livro “O Inventário como Tática: a Fotografia e a Poética das Coleções”, que resulta de sua tese de doutorado realizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em que propõe fazer perguntas às imagens dos inventários, compartilhando assim uma percepção sobre o acervo no processo de reciclagem como tática. O palestrante levantou uma reflexão sobre processos criativos com fotografia a partir de arquivos, acervos e coleções, trazendo exemplos atuais da arte contemporânea.

Assista à palestra do dia 23 de setembro na íntegra:

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro