Abertas as inscrições e submissões de trabalhos da Space Week Nordeste 2024 na UFMA

publicado: 03/04/2024 11h38, última modificação: 03/04/2024 12h16
Evento ocorre no Câmpus de São Luís, entre os dias 16 e 22 de setembro de 2024

Estão abertas as inscrições e submissões de trabalhos da Space Week Nordeste 2024, um dos maiores eventos da área aeroespacial. Neste ano, o evento será sediado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. O prazo das inscrições finalizam no dia 02 de setembro e para submissão de trabalho no dia 14 de julho.

A Space Week Nordeste é voltada para a indústria e para o meio acadêmico com interesse na área aeroespacial no Brasil, essencialmente no nordeste do país. A UFMA sediará a edição 2024, com o tema “Ciência e Tecnologias Espaciais em Benefício da Natureza e Sociedade”, em que será abordado em palestras e  minicursos. Também serão realizadas oficinas e divulgação de trabalhos e pesquisas, introduzindo e compartilhando conhecimentos e desenvolvimento tecnológico acerca do tema aeroespacial, como a análise das tecnologias espaciais e o aspecto da geopolítica e mercado espacial. Dessa forma, o evento potencializa o aprendizado no ensino das Ciências e Engenharias, ampliando o interesse entre jovens, empresas e pesquisadores.

Além disso, o evento promove capacitação dos estudantes da UFMA com atividades de formação, pesquisa e extensão. Segundo Cassius Chai, do comitê organizador da Space Week Nordeste, o evento busca acrescentar mais incentivo no campo de atuação aeroespacial em diversos polos regionais. “É um ganho para nós porque ele representa a capacidade de articulação nesses interesses que se movem no território brasileiro. De modo que ciência e tecnologia não pode e não ficará restrito apenas ao eixo sudeste brasileiro. Nós temos um capital social, um capital psicossocial, proeminente, forte e representativo da ciência que fazemos no Nordeste. Como, de modo geral, faz-se ciência em todo o país. O problema é a questão da visibilidade”, pontuou o professor.

A submissão dos trabalhos para o evento devem ser direcionadas somente via formulário de submissão, a critério do Comitê Técnico-Científico independente, composto por profissionais de todas as áreas de interesse. Os principais critérios para aceitação do trabalho são analisadas pela: abstract e clareza do texto; os autores são responsáveis pela originalidade e revisão do resumo; qualidade da apresentação; rigor cientifico e qualidade dos dados; formatação de acordo com regras de formatação; pertinência do tema aos Tópicos Científicos do Simpósio.

O melhores trabalhos serão premiados na cerimônia de encerramento da Space Week Nordeste 2024.

Confira mais detalhes sobre a inscrição, instrução dos trabalhos e cronograma no site do evento.

Por: Camilla Fernanda

Produção: Sarah Dantas