Abertas as inscrições do seletivo para tutor do Programa Sistema Universidade Aberta do Brasil para as áreas de pedagogia, matemática e computação

publicado: 15/10/2021 12h20, última modificação: 18/10/2021 17h09

A Diretoria de Tecnologia na Educação (DTED) da Universidade Federal do Maranhão comunica que estão abertas, até o dia 27 deste mês, as inscrições para o processo seletivo simplificado para tutor do Programa Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). As vagas são para os cursos de Pedagogia, Matemática e Computação na modalidade Educação a Distância (EaD) e a avaliação dos candidatos consiste em análise curricular.

O seletivo visa à formação de tutores para o cadastro de reserva. Podem se inscrever candidatos internos e externos à UFMA, desde que não estejam vinculados aos cursos de graduação, pós-graduação e extensão na modalidade EaD, supervisionados pela DTED.

Os períodos de atuação presencial do tutor serão definidos de acordo com as necessidades específicas do curso, podendo incluir sábados. O valor da bolsa será de R$ 765, e o processo seletivo será válido por um ano, a contar da data da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período.

Para se candidatar às vagas, os interessados devem atender aos seguintes requisitos: ser graduado e possuir experiência comprovada por no mínimo um ano no magistério do ensino básico ou superior ou ser aluno dos cursos de pós-graduação “stricto sensu”, em área compatível; ter disponibilidade para participar de viagens aos Polos de Apoio Presencial (PAP); disponibilidade para participação de reuniões e atividades aos sábados; ter acesso a computadores e recursos de conectividade à internet; e, no caso de candidatos servidores da UFMA, apresentar declaração assinada pelo chefe imediato de concordância com a realização da tutoria sem comprometimento das atividades regulares desenvolvidas na Universidade; além de ter que residir em qualquer município do Maranhão.

A inscrição no seletivo será realizada exclusivamente via internet, no site da DTED, impreterivelmente, até as 20h do dia 27 de outubro. O resultado provisório será divulgado na página da DTED, no dia 4 de novembro. Mais informações podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico .

Confira na íntegra o Edital nº 23/2021 DTED

Por: Hérika de Almeida