Abertas as inscrições da V Semana do Físico da UFMA, que ocorrerá entre os dias 17 e 20 de maio, de forma on-line

publicado: 03/05/2022 10h32, última modificação: 03/05/2022 13h43

A V Semana do Físico da Universidade Federal do Maranhão ocorrerá entre os dias 17 e 20 de maio, de forma gratuita e on-line, com o tema “O Universo elegante da Física à luz da divulgação científica”. A programação tem o intuito de motivar a comunidade de físicos para a celebração da data e levantar discussões sobre os grandes temas atuais da área, por meio de palestras e mesas-redondas. Os interessados deverão acessar o formulário de inscrição até o dia 16 de maio para participar das atividades da Semana.

O evento é realizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) em Física da UFMA, em conjunto com o Departamento de Física (DEFIS) e as coordenações de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Física da UFMA, sob a organização dos docentes Jerias Alves Batista, que é tutor do PET de Física; Édson Firmino Viana de Carvalho, coordenador do Mestrado Acadêmico em Física; e Luciana Magalhães Rebelo Alencar, coordenadora do Laboratório de Biofísica e Nanossistemas.

A escolha do tema da V Semana do Físico é uma homenagem ao importante evento de inauguração do Planetário da UFMA, parte integrante do Espaço da Ciência e do Firmamento (ECF), coordenado pelo professor Antônio José Silva Oliveira. O ECF, casa do PET Física da UFMA, tem como função primordial a divulgação da ciência por meio de exposições permanentes em temas diversos, uma extensa bancada de experiências lúdicas para a demonstração de conceitos da Física, um planetário inflável e vários telescópios para observação astronômica.

Esta quinta edição terá em sua programação palestras com seis professores da UFMA e nove professores de outras Instituições de Ensino Superior: Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e University of Science and Techno (USTC), da China.

O evento também contará com palestras de estudantes da graduação, mestrado e doutorado, para divulgar suas respectivas pesquisas. A Semana do Físico também terá duas mesas-redondas, abordando “O papel do PET Física da UFMA na divulgação da ciência” e “A inclusão da mulher na ciência brasileira”.

Outras informações podem ser consultadas por meio do Instagram @petfisicaufma.

Saiba mais

A primeira edição da Semana do Físico da UFMA foi realizada em maio de 2018, no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da UFMA, com a oferta de várias palestras e oficinas aos participantes. A segunda edição ocorreu em maio de 2019, no auditório do Prédio de Pós-Graduação do CCET e contou com várias palestras de temas na área de Física e suas aplicações, assim como uma palestra sobre o uso da voz como um instrumento de trabalho do professor de Física. Devido à pandemia da covid-19, as edições posteriores ocorreram de forma on-line, sendo todas organizadas pelo PET Física da UFMA.

Por: Rafaela Pinheiro

Produção: Marcos Paulo Albuquerque