7ª Aula Inaugural do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação foi realizada no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire

publicado: 13/05/2022 12h20, última modificação: 13/05/2022 13h09

Na terça-feira, 10, foi realizada a 7ª Aula Inaugural do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB), da Universidade Federal do Maranhão. O evento foi realizado no auditório do Centro Pedagógico Pedagógico Paulo Freire, Câmpus São Luís. Participaram da programação os novos discentes da Turma de 2022 e alunos da Turma 2021, que ajudaram na organização junto com a Coordenação do PPGEEB. Também estiveram presentes familiares dos discentes, docentes, autoridades e convidados.

O Mestrado tem como área de concentração o “Ensino na Educação Básica”, com linha de pesquisa sobre “Ensino e Aprendizagem na Educação Básica”. O objetivo do curso é formar profissionais para desenvolverem saberes, competências e habilidades específicas nas áreas do ensino da educação básica, considerando a incorporação e atualização permanentes dos avanços da ciência e das tecnologias educacionais. Atualmente, a turma de Mestrado do PPGEEB é constituída por quarenta discentes. Hoje, a coordenadora do PPGEEB é a professora Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes.

Saiba mais

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) foi aprovado na 157ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ocorrida no período de 24 a 26 de março de 2015. O Resultado foi divulgado no dia 10 de abril de 2015. A data de Recomendação do Curso é 29 de abril de 2015.

O PPGEEB foi oficialmente inaugurado no dia 3 de setembro de 2015, e, em 16 de março de 2016, ocorreu a primeira aula inaugural, com 19 discentes. O PPGEEB foi uma iniciativa do professor Antônio de Assis Cruz Nunes, que teve a ajuda de outros docentes do Departamento de Educação I na construção da proposta para ser encaminhada à Capes, tendo êxito na segunda tentativa. O Mestrado Profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica é o segundo na modalidade profissional da UFMA e é o primeiro da área de educação no Maranhão.

Por: Rafaela Pinheiro

Produção: Bruna Castro