55 anos olhando para o futuro

publicado: 21/10/2021 08h12, última modificação: 21/10/2021 08h12
UFMA 55 Anos.jpg

A Universidade Federal do Maranhão completa hoje 55 anos. Ela é fruto do sonho de Dom delgado de criar uma universidade em terras maranhenses. E, de fato, em 1955, ele fundou a Sociedade Maranhense de Cultura Superior (Somacs) e foi efetivando uma série de ações, rumo à criação da Fundação Universidade do Maranhão, em 1966.

A trajetória da UFMA, nessas cinco décadas e meia, é de uma instituição que luta para cumprir, da melhor maneira possível, o seu papel de formar recursos humanos qualificados; de fomentar novos conhecimentos, apoiando a pesquisa, a inovação, o empreendedorismo, a internacionalização; de se preocupar com a inserção social, promovendo ações de fortalecimento da extensão e da cultura; e de ampliar o ensino formal em nível de graduação e pós-graduação.

Hoje, nossa universidade se orgulha de possuir mais de 100 cursos de graduação, entre regulares e a distância, 64 cursos de pós-graduação (sendo 49 de mestrado e 15 de doutorado) e de estar presente em todas as regiões do estado, com unidades administrativas em nove municípios: São Luís, Imperatriz, Codó, Bacabal, Balsas, Grajaú, Chapadinha, Pinheiro e São Bernardo.

Nossa comunidade é formada por mais de 40 mil pessoas: professores, técnicos-administrativos, terceirizados e discentes. Gente que trabalha e estuda todos os dias em prol da construção de uma grande universidade.

Ao chegarmos aos 55 anos, olhamos para o futuro. Queremos ser uma universidade cada vez mais inclusiva, ostentando melhores índices de produtividade científica e ranqueamento internacional, inovadora, empreendedora e preocupada com as grandes questões do estado e do país.

Nossos esforços diários são para transformar a UFMA na universidade que a gente quer!

Parabéns à UFMA – parabéns a todos e todas nós!

Natalino Salgado Filho
Reitor