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4ª Semana de Ciências Naturais discute o tema “Biotecnologia e Bioinovação para o Desenvolvimento Sustentável”
Evento realizado no Câmpus Imperatriz
O curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus Imperatriz, realizou, de 6 a 8 de outubro, a 4ª Semana de Ciências Naturais, evento que já se consolidou como parte essencial da vida acadêmica da Universidade e da comunidade local. Com o tema “Biotecnologia e Bioinovação para o Desenvolvimento Sustentável”, a programação dessa edição buscou promover debates sobre o papel da ciência na construção de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do século XXI.
A mesa de abertura foi composta pelo coordenador da 4ª Semana de Ciências Naturais, Laécio Nobre de Macêdo; pelo coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Osmar Pedrochi Junior; pela coordenadora de extensão do curso, Rafaela Carvalho Tigre Castro; pelo vice-coordenador do evento, Ciro Líbio Caldas dos Santos; pela secretária da Semana, Raquel Cristiane Silva de Jesus; e pelo representante discente e tesoureiro da comissão organizadora, Samir de Jesus Rocha.
Ao longo de suas três edições anteriores, o evento abordou temas de grande relevância, como os avanços das licenciaturas, os desafios contemporâneos da formação docente e o papel da ciência como instrumento de transformação social. Nessa quarta edição, o foco volta-se para as práticas científicas comprometidas com a vida, a justiça social e a preservação ambiental, alinhando-se à missão da UFMA de promover o desenvolvimento sustentável por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.
O professor Osmar Pedrochi Junior, recém-eleito coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, ressaltou a relevância da retomada do evento para a identidade do curso e a formação dos estudantes. “É um evento que já fazia algum tempo que o curso não realizava, e ele traz identidade também para o curso, já que o tema foi escolhido pelos alunos, e boa parte da programação foi organizada por eles, sob a orientação dos professores coordenadores”. O docente destacou ainda que a iniciativa favorece a integração entre calouros e veteranos, além de ampliar os horizontes acadêmicos ao abordar temas atuais, como biotecnologia e bioinovação. “É uma oportunidade para que os novos alunos compreendam o funcionamento do curso, conheçam os colegas mais experientes e se envolvam em discussões que vão além da sala de aula”, pontuou.
Apresentações de trabalho durante a 4ª Semana de Ciências Naturais
Com entusiasmo e orgulho pelo trabalho desenvolvido no curso, o coordenador do evento, Laécio Nobre de Macêdo, enfatizou que a Semana representa uma oportunidade de dar visibilidade às pesquisas realizadas na UFMA e de aproximar a comunidade acadêmica da produção científica local. “É uma alegria compartilhar com nossos alunos e com toda a comunidade o que temos produzido aqui na Universidade Federal do Maranhão. Muitas pessoas de fora não conhecem a realidade da Universidade e ignoram as pesquisas de ponta que desenvolvemos, com artigos em revistas de alto impacto e até patentes depositadas”, afirmou.
A programação da 4ª Semana de Ciências Naturais contou com palestras, minicursos, apresentações de trabalhos e atividades culturais voltadas à difusão do conhecimento e ao incentivo à pesquisa e à inovação no campo das ciências naturais.
A graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia Rebeca Lima também compartilhou sua experiência como integrante da comissão organizadora da 4ª Semana de Ciências Naturais. “Está sendo uma ótima experiência, algo muito novo e desafiador para mim. Nunca tinha participado da organização de um evento, apenas como ouvinte ou apresentadora de trabalho, e agora pude vivenciar tudo de perto”, contou.
A acadêmica Evellyn Cristina lembrou que participar de um evento voltado à ciência reforça sua paixão pela área e desperta o desejo de continuar se envolvendo em projetos de pesquisa e extensão. “Ver a ciência sendo debatida, apresentada e valorizada aqui na Universidade me motiva a seguir aprendendo e participando mais ativamente da comunidade acadêmica”, completou.
Por: Henry Adrian e Rosiane Stefane
Revisão: Jáder Cavalcante