Notícias

48º Festival Guarnicê de Cinema divulga programação com homenagens, oficinas e temática inédita

publicado: 17/07/2025 14h28, última modificação: 17/07/2025 15h05
48º Festival Guarnicê de Cinema divulga programação com homenagens, oficinas e temática inédita

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e a Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), anunciou a programação do 48º Festival Guarnicê de Cinema, o mais longevo do Norte e Nordeste e um dos mais antigos do país. O evento ocorrerá entre os dias 30 de julho e 6 de agosto, novamente em formato híbrido. 

Visando melhorar a acessibilidade do público e atrair novos espectadores, o festival traz como novidade a mudança de local das mostras competitivas, que serão no Cinépolis do São Luís Shopping, na sala 6, com maior conforto, acessibilidade e qualidade de som e imagem. Além disso, o shopping sediará rodas de conversa, incluindo um bate-papo especial com Daniel Furlan sobre humor e democracia. 

A cerimônia de abertura ocorrerá no auditório Terezinha Jansen do Multicenter Sebrae, com exibição do longa “Uma Mulher Sem Filtro”, estrelado por Fabiula Nascimento, Camila Queiroz e Samuel de Assis. As ações formativas, oficinas e workshops voltados para produção audiovisual começam a partir do dia 21, no Palacete Gentil Braga.

O público poderá participar das oficinas de Direção, Som e Fotografia, com destaque para a oficina de roteiro, conduzida pelo cineasta Bertrand Lira e o workshop Produção de Curtas-Metragens com Baixo Orçamento, ministrado por Hsu Chien. Outras ações, como o Guarnicezinho, com programação voltada para o público infantil, estarão ocorrendo no SESC Deodoro.

Reflexão ambiental como temática 

Com uma identidade visual que convida o telespectador a refletir sobre a relação entre cinema e meio ambiente, o Festival aborda o conceito de “florestania”, que se refere à cidadania da floresta, embalada pelo contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorrerá no Brasil. 

Criada pelo coordenador de Assuntos Culturais, Saulo Simões, a campanha destaca uma anciã indígena sentada em uma cadeira de diretora, cercada por figuras icônicas do imaginário popular brasileiro, como Saci, Curupira, Mãe d’Água e Boitatá. O tema propõe reflexões sobre pertencimento e conexão com a cultura, a comunicação, a natureza e a coletividade, como explica a professora Zefinha Bentivi, pró-reitora de Extensão de Cultura da UFMA: 

“Pertencimento é uma questão cultural, comunicacional. Se a gente existe, pertence a dimensões econômicas,  políticas e religiosas. Pertence, sobretudo, à dimensão da natureza que nos sustenta”. 

Os homenageados do ano 

A programação desta edição reserva homenagens especiais a grandes nomes do audiovisual. O ator e diretor Silvero Pereira é um dos destaques, reconhecido por sua marcante contribuição para o cinema e a televisão. A atriz maranhense Tássia Dhur, referência no cinema independente, também será celebrada. Já o cineasta Cacá Diegues, um dos expoentes do Cinema Novo, ganha uma mostra especial na programação on-line. O festival ainda reverencia os cinquenta anos do filme 'Os Pregoeiros de São Luís', importante longa do cinema maranhense. 

Serão exibidos cerca de 230 produções, entre curtas e longas, com sessões presenciais e transmissões on-line. Parte da programação estará disponível on-line, por meio da plataforma e aplicativo Cine Guarnicê. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente no local ou via plataforma Sympla. 

Mais do que um espaço de exibição, o Festival Guarnicê reafirma seu papel como instrumento de formação, memória e transformação cultural ao valorizar produções independentes, destacar vozes diversas e promover o debate sobre temas urgentes, como destaca  professora doutora Rosélis Barbosa, diretora de Assuntos Culturais da UFMA e diretora do Festival Guarnicê de Cinema: 

“O Guarnicê é para todos, tem programação para todo mundo, para todas as faixas etárias. Nós nos preocupamos sempre em trabalhar temas emergentes, de olhar para as questões que estão ali no contexto da sociedade e precisam ser tratados no festival”. 

Para consultar mais ações e a programação completa do Festival Guarnicê de Cinema, acesse o site oficial e a página do Instagram.  

Por: Giovanna Carvalho. 

Fotos: Giovanna Carvalho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: