46º Festival Guarnicê de Cinema promove oficinas sobre educação digital e cinema

publicado: 16/06/2023 12h31, última modificação: 16/06/2023 13h50

Na manhã dessa quinta-feira, 15, como parte da programação do 46º Festival Guarnicê de Cinema, ocorreu a ministração das oficinas “Cinema na Escola em Tempos de Educação Digital” e “Oficina de técnicas de atuação e interpretação para cinema e TV”, no Centro Cultural do Ministério Público do Estado do Maranhão, com início às 9h.

A ministrante, Adriana Fresquet, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pontuou que a oficina “Cinema na Escola em Tempos de Educação Digital” é para os docentes da rede pública de ensino entenderam a importância do cinema nas escolas como uma das soluções da educação digital. “A gente precisa efetivamente trabalhar na formação docente e discente para otimizar o ensino que chega às escola com o propósito de entretenimento ou pedagógico, além de enxergarmos a produção audiovisual como colaboradora de conhecimento”.

Para a professora da rede estadual de ensino Eva Maria Pereira, a oficina foi uma surpresa porque todos os dias ela tem uma descoberta sobre como é possível aplicar o cinema na educação. “Os filmes sempre foram muito presentes na minha atuação na sala de aula. A gente aprende como produzir o cinema em sala de aula junto com os alunos, acho que isso enriquece cada vez mais a prática da gente, como educadores e seres humanos, porque o cinema é a reprodução artística da nossa vida cotidiana”, expressa.

A oficina “Técnicas de atuação e interpretação para cinema e TV” teve como intuito apresentar a nova era dos trabalhos no audiovisual e como os artistas devem estar preparados não somente para atuar, mas também para produzir, fazer sua câmera, sua luz, seu som e suas fotos.

O estudante Thiago Dosaro contou que, há três anos consecutivos, participa do Festival Guarnicê e que sempre é uma oportunidade incrível aprender com as amostras. “É sempre importante a gente estar se aperfeiçoando, conhecendo pessoas e aprendendo coisas novas para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, e a oficina oferece isso aos participantes”, relatou.

Saiba mais

A iniciativa é realizada há 46 anos, pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), o que configura um marco para o Maranhão, visto que o Guarnicê é o quarto mais antigo festival de cinema nacional. Surgiu dez anos após a criação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e é desenvolvido ininterruptamente, mesmo durante o período da pandemia de covid-19, que, nesse caso, ocorreu em formato virtual.

Por: Layane Garcêz

Produção: Josi Frazão