Notícias
2º Workshop dos Programas da STED destaca avanços em tecnologia, EAD e Telessaúde
Esta edição do Workshop evidenciou o amadurecimento das práticas institucionais da UFMA no uso estratégico das tecnologias educacionais e da inovação em saúde digital.
A Superintendência de Tecnologias na Educação (STED) da Universidade Federal do Maranhão realizou, nessa quinta-feira, 18, o 2º Workshop dos Programas da STED, reunindo equipes técnicas, pedagógicas, gestores e representantes dos programas vinculados à superintendência. O encontro objetivou compartilhar experiências exitosas, soluções inovadoras e estratégias de monitoramento e avaliação voltadas ao fortalecimento da Educação a Distância, dos processos pedagógicos e das ações em saúde digital.
Nesta edição, o destaque no Workshop foram as apresentações das equipes da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação; Divisão Pedagógica; e as iniciativas de saúde digital do programa Telessaúde UFMA. O evento consolidou-se como um espaço estratégico de integração, escuta qualificada e alinhamento das ações desenvolvidas pela Superintendência.
Inovação tecnológica e nova arquitetura do Ambiente Virtual
Um dos principais destaques da programação foi a apresentação da equipe de Tecnologia da Informação, que detalhou a nova arquitetura centralizada do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), integrada ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA). A proposta surge da necessidade de atender a diferentes perfis de oferta: graduação semipresencial, EAD, pós-graduação e extensão diante de uma alta demanda operacional.
“O novo modelo prevê a centralização da infraestrutura, com autonomia administrativa para cada centro, permitindo melhor gestão, escalabilidade, segurança da informação e redução de retrabalhos. A iniciativa inclui a criação de modelos e templates de ambientes por centro, facilitando a abertura e organização de disciplinas e cursos, além de diminuir a dependência da equipe central”, pontuou o chefe da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Alex Oliveira Barradas Filho.
Também foram apresentadas as primeiras experiências com cursos presenciais e híbridos em produção, com quatro já finalizados, e as novas ferramentas para gestão de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Entre as inovações, destacam-se um editor colaborativo simplificado, importação e normalização automática de documentos, geração de certificados e painéis de monitoramento para orientadores e coordenadores, com notificações e integração de bancas e salas virtuais.
Monitoramento pedagógico e qualificação da produção acadêmica
No eixo pedagógico, o Workshop oportunizou a implantação de um processo de planejamento semestral padronizado, organizado em blocos de 15 semanas, incluindo semana de ambientação e semana de encerramento ou defesas. “O fluxo contempla etapas claras de cadastro de disciplinas, validação pedagógica, checklist de qualidade e inserção de estudantes, garantindo maior controle e transparência”, frisou a chefe da Divisão Pedagógica, Judith Pinho.
Foram discutidos ainda os desafios relacionados à produção e gestão de materiais institucionais, especialmente, diante das exigências regulatórias do MEC e da necessidade de fluxos diferenciados para cursos de extensão e ofertas de curta duração. As recentes portarias e o novo decreto da EAD também pautaram o debate, com destaque para a necessidade de atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e reorganização dos processos acadêmicos.
Telessaúde evidencia impacto social e inovação em políticas públicas
As ações em saúde e telessaúde ocuparam espaço relevante no Workshop, com a apresentação dos resultados da Plataforma Sofia, que atua em teleconsultoria e telediagnóstico. “A iniciativa já alcança dezenas de municípios e soma milhares de atendimentos, contribuindo para a qualificação da atenção primária, redução de deslocamentos e agilização de diagnósticos e procedimentos”, ressaltou o coordenador do Telessaúde, Humberto Serra.
Também foram destacados os resultados na produção de conteúdos educacionais, com centenas de objetos de aprendizagem em vídeo e milhões de visualizações, além da integração com linhas de cuidado e apoio à regulação do sistema de saúde. Os dados apresentados evidenciam ganhos em eficiência, economia de recursos e ampliação do acesso aos serviços de saúde.
O 2º Workshop dos Programas da STED evidenciou o amadurecimento das práticas institucionais da UFMA no uso estratégico das tecnologias educacionais e da inovação em saúde digital. “O encontro reforça o compromisso da Universidade com a integração entre setores, a melhoria contínua da gestão acadêmica e a ampliação do impacto social das políticas públicas desenvolvidas no âmbito da educação a distância”, finalizou a superintendente da STED, Patrícia Machado.
Por: Maiara Pacheco - STED
Revisão: Jáder Cavalcante