2021 em frases!

publicado: 31/12/2021 12h04, última modificação: 31/12/2021 20h07
Feliz Ano Novo - O Futuro é Agora.jpg

O ano que se encerra nesta sexta-feira foi marcado na UFMA por grandes transformações no ensino, na pesquisa, extensão, tecnologia da informação, comunicação e inovação.

Em 12 trechos, extraídos de pronunciamentos e entrevistas do reitor Natalino Salgado, apresentamos um resumo das principais ações e os avanços.

Em 2022, a UFMA que a gente faz avançará muito mais!

Feliz Ano Novo!

Promover Andifes.jpg1. O Programa Promover Andifes fortalecerá o desenvolvimento de intercâmbio de saberes, por meio da diversidade de conhecimento e da expertise de outros professores das universidades conveniadas, e isso terá um reflexo na qualidade do ensino.

2. O Times Higher Education (THE) — um dos mais relevantes rankings universitários do mundo — classificou nossa UFMA entre as 52 melhores universidades brasileiras, ocupando a 25ª posição. O ranking envolveu 606 universidades no mundo e 48 países.

3. O Hospital Universitário tem a característica de prestar assistência humanizada e de oferecer serviços de excelência a todos os usuários do SUS.

4. Buscamos promover um serviço de qualidade na educação, porque esse formato híbrido veio para ficar, e cabe a cada universidade utilizar as ferramentas e complementar as práticas do ensino presencial.

5. No Espaço da Ciência e do Firmamento, o Planetário da UFMA, teremos vários projetos de pesquisa multidisciplinar, mas vamos trabalhar a parte da física e, sobretudo, a astronomia.

6. Estamos usando as ferramentas que estão disponíveis e as incorporamos. Isso ajuda a qualificar a Universidade, facilita aos gestores construírem seus relatórios e ajuda até o MEC. Isso é progresso

7. O mundo se globalizou, e a internacionalização passou a ser a quarta dimensão de uma universidade, ela não pode ficar restrita no seu tripé ensino-pesquisa-extensão.

8. Quando estávamos elaborando nosso plano de governo, fizemos um trabalho coletivo que tinha, entre os objetivos, o de reunir em uma mesma unidade o ensino de pós-graduação, a pesquisa, a internacionalização, a inovação e um quinto eixo, estratégico e de bastante relevância, que é o empreendedorismo.

9. O trabalho da nossa equipe foi tão intenso que o tempo passou muito rápido nesses dois anos. Neste terceiro mandato, eu me propus a fazer um plano estratégico da reformulação da estrutura da UFMA e preparar a instituição para dar um segundo salto de qualidade, agora na área tecnológica, para que possamos consolidar os avanços que nós tínhamos conseguido nos dois primeiros mandatos.

10. Com a atualização do estatuto, a Universidade ampliou as representatividades formais. Outras instituições da esfera social, da sociedade civil organizada e das relações institucionais passaram a ter assento nos conselhos superiores para que a UFMA possa ouvir, de forma participativa e representativa, essas instituições.

11. Mesmo vivendo em tempos de pandemia, a Universidade se reinventa e busca formas de produzir ensino, pesquisa, extensão e inovação diante de tantas limitações ocasionadas pela pandemia da Covid-19.

12. A cultura permeia todos os aspectos de nossa existência, desde os mais simples e cotidianos até os mais sofisticados processos humanos. A cultura está nas expressões de fé, nas manifestações, celebrações, festividades, ritos e crenças. Está também nos modos de fazer e agir, nos ofícios tradicionais, nos conhecimentos ancestrais, nas belas artes e nas artes aplicadas. A cultura está nos espaços sagrados e religiosos, nas feiras, no comércio, nas praças, nos museus e espaços de memória.