“Unidade Centro” da UFMA Imperatriz é oficialmente renomeada para Unidade Professor José Batista de Oliveira

publicado: 13/12/2023 12h56, última modificação: 13/12/2023 23h48
Cerimônia foi marcada por homenagens e entrega da honraria “Palmas Universitárias”

Na manhã do dia 23 de novembro, quinta-feira, foi celebrada na UFMA, localizada no centro de Imperatriz, a renomeação da unidade, que passou a ser chamada Unidade Professor José Batista de Oliveira. A homenagem partiu dos professores da instituição, como forma de reconhecimento à dedicação e ao comprometimento do docente com o desenvolvimento da Universidade, que veio a falecer neste ano. Durante a cerimônia, em meio a muita emoção e honra do legado do professor, também foram entregues as “Palmas Universitárias”.

O professor José Batista de Oliveira era graduado em Filosofia; bacharel em Teologia pela PUC - Minas e mestre em Educação pela UFMA. O professor Batista chegou a Imperatriz em fevereiro de 1983 e, em maio, fez o primeiro seletivo para professores da UFMA. Em agosto do mesmo ano, começou a trabalhar como professor da Universidade, no curso de Pedagogia e, posteriormente, se tornou decano do curso.

Logo no começo da cerimônia, foi exibido um trecho do documentário sobre a vida do professor José Batista, produzido pelos discentes do curso de Pedagogia, sob coordenação da professora Késsia Mileny, com roteiro de Kennedy Mendes e edição de Rubem Rodrigues. As filhas; a aluna Adriana; o amigo professor Vicente e a amiga professora Simone participaram das filmagens. Pelo canal do youtube da UFMA Imperatriz, é possível assistir, na íntegra, parte da vida do professor descrita pelos olhos de quem convivia com ele, uma parceria com o Núcleo de Comunicação do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM).

Para o descerramento da placa da Unidade, foram convidados a coordenadora de Pedagogia, professora Francisca Agapito; o professor Marcos Fábio Belo Matos e o diretor do Centro, professor Leonardo Hunaldo. Depois do momento solene, Rogério Antônio Oliveira Alves falou em nome dos familiares e recebeu a comenda “Palmas Universitárias” em homenagem ao professor Batista. Foram também entregues honrarias para a professora do curso de Engenharia de Alimentos Ana Lúcia Fernandes Pereira e para a administradora do CCIM, Thaís da Silva, pelos seus trabalhos prestados à instituição.

O ex-vice-Reitor da UFMA, atual superintendente de Comunicação da Universidade e  docente pioneiro do Centro de Ciências de Imperatriz, professor Marcos Fábio, também recebeu uma homenagem de reconhecimento pela sua contribuição com a estruturação do câmpus e comprometimento com o crescimento da qualidade do ensino na região.

Durante sua fala, ele reforçou o vínculo institucional e o desejo de avanço em prol da educação local. “Foi uma festa linda, cheia de emoção e significado. Fui surpreendido com uma Moção de Agradecimento dos colegas do CCIm pelo meu trabalho à frente da vice-reitoria. Preciso registrar a minha felicidade ao ganhar a placa. Preciso deixar registrado também o meu enorme agradecimento a todos/as os/as meus colegas de trabalho do CCIm, com quem tenho uma relação de profundo afeto e carinho”, celebrou.

Por: Kennedy Mendes

Fotos: Kennedy Mendes