Notícias
“Um bom curso começa com um bom coordenador”: UFMA empossa novos coordenadores dos cursos de Graduação
Em uma solenidade realizada na última sexta-feira, 10, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) empossou os cem novos coordenadores dos cursos de graduação da instituição. A cerimônia marcou também mais um passo da Universidade no processo de implantação do Programa de Modernização.
Os coordenadores foram eleitos por meio de processo eleitoral, que abrangeu os doze centros acadêmicos da instituição e ocorreu em 22 de setembro. A eleição para as subunidades acadêmicas faz parte do Programa de Modernização da Estrutura Acadêmica e Administrativa da UFMA, que tem por objetivo tornar a UFMA referência em excelência acadêmica e administrativa.
Para o reitor Fernando Carvalho o momento é de buscar mais qualidade para os cursos oferecidos pela instituição. “Esse é um momento ímpar da universidade, é um momento em que nossos coordenadores assumem a responsabilidade de melhorar os seus cursos. E o Programa de Modernização e Qualidade da Graduação veio para isso, exatamente, para que a gente possa dar mais apoio para a coordenação, para que a coordenação possa dispensar mais atenção para os nossos alunos, para os nossos professores e também atualizar os modelos pedagógicos e outras ações que serão necessárias para que a gente possa melhorar cada vez mais a qualidade dos cursos de graduação da nossa Universidade”, declarou Fernando Carvalho.

O reitor, em seu discurso de boas-vindas, reiterou que a instituição está disponível: “Eu queria agradecer, fazer um grande agradecimento para vocês, dizer que nós estamos diretamente envolvidos nessa questão e que queremos que vocês tenham as melhores condições possíveis para fazer funcionar a coordenação e dar apoio para os nossos alunos”.
O pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio, destacou a importância da figura do coordenador de curso para a Universidade. “Um bom curso começa com um bom coordenador. Eu tenho certeza que cada um dos senhores e senhoras que hoje, de forma simbólica, desde a semana passada, de forma oficial, assumem a gestão maior dos nossos cursos de graduação, reúnem todas as competências para que a gente possa, realmente, ter cursos cada vez mais fortes e combater os desafios do acesso, do ingresso, da manutenção, da permanência e da colação de grau”.
Os novos coordenadores expressaram entusiasmo e compromisso ao assumirem a função pelo próximo biênio. Para eles, o momento representa uma oportunidade de consolidar o crescimento dos cursos e fortalecer ainda mais a formação dos estudantes, além da melhoria contínua da qualidade do ensino e da contribuição da Universidade para a sociedade.
“É uma expectativa muito grandiosa, porque este ano, completando os dez anos de curso, a gente pretende agora ampliar cada vez mais a capacidade da nossa instituição e dos nossos profissionais. Então, é o momento em que a gente está virando a chave, agora a gente tem mais um curso novo, é o curso estabilizado e aumenta a responsabilidade de assumir agora o curso estável. E isso a gente já conversou bastante com os nossos professores, com os nossos discentes, e eles estão muito felizes, porque a gente volta à coordenação, aproveita, a gente estava no caminho, já sabe como é o procedimento. Então, a tendência é cada vez melhor para o nosso curso”, avaliou o coordenador do curso de Engenharia de Pesca do Centro de Ciências de Pinheiro, Yuri Vinícius de Andrade Lopes.
A coordenadora de Engenharia Química, Lamia Zuniga Linan, espera poder contribuir de formas diferentes com o curso: “quero ver que novas ideias eu posso introduzir para a melhoria do curso. Principalmente, para diminuir a evasão e incrementar o número de formandos por semestre”.
“A gente espera sempre uma melhoria para a saúde, para a educação, contribuir mais para a formação melhor dos alunos. E assim a gente vai fazer a nossa Universidade cada vez melhor”, ressaltou a coordenadora do curso de Medicina do Centro de Ciências de Pinheiro, Andrea de Neiva Granja.
Avanço do Programa de Modernização e Qualidade da Graduação da UFMA (Qualigrad)
Com a posse dos novos coordenadores, a UFMA segue a missão de construir um modelo de gestão mais eficiente por meio do Programa de Modernização e Qualidade da Graduação da UFMA (Qualigrad). O diretor de Qualidade dos Cursos de Graduação, Jaiver Figueroa, reforçou a importância do trabalho das novas coordenações.
“Além da alegria de termos novos coordenadores tomando posse, estamos dando start à implementação dos planos de qualidade dos cursos da graduação. O coordenador é fundamental, porque ele e o seu colegiado vão implementar esses planos de qualidade, visando à melhoria dos cursos, tanto da estrutura pedagógica quanto administrativa”, disse.
Durante o discurso, o pró-reitor de ensino, Romildo Sampaio, apontou que os novos coordenadores já estão automaticamente inscritos em cursos de capacitação para assumir com eficiência as demandas de cada unidade.
“É um curso que foi concebido, desenhado, para que vocês possam lidar com as demandas e com as ações que dizem respeito ao dia a dia do funcionamento de cada um dos nossos cursos de graduação. É uma oportunidade de se inteirar dos nossos sistemas acadêmicos, dos nossos sistemas de gestão”, reforçou.
Para a coordenadora do curso de Bacharelado em Educação Física, Alessandra Magalhães Campos Garcia, participar do processo de renovação da Universidade é motivo de orgulho.
“Estou com uma boa expectativa de início de trabalho, cheio de novidades, com várias possibilidades. Isso tem nos enchido de muito orgulho. Poder fazer parte do momento muito importante da instituição, como coordenadora, e poder participar desse processo também”, declarou.
Por: Agaminon Sales e Ingrid Trindade
Fotos: Dcom e Scom
Revisão: Jáder Cavalcante
