Notícias
“Turismo de Base Comunitária” é tema de encontro no Complexo Fábrica Santa Amélia
Na terça-feira, 18, ocorreu a palestra “De grão em grão: a construção do turismo de base comunitária no Maranhão”, no auditório B do Complexo Fábrica Santa Amélia, Centro de São Luís, que tinha por objetivo arrecadar subsídios para a criação de um Fórum Estadual de Turismo e a elaboração de uma lei estadual para o Turismo de Base Comunitária (TBC) no Maranhão.
O evento foi organizado pelo Departamento de Turismo e Hotelaria e pelo projeto de extensão “Turismo de Base Comunitária em Santo Amaro” coordenado pela professora Mônica de Nazaré Ferreira de Araújo, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
De acordo com a professora Mônica de Nazaré, o turismo de base comunitária é um modelo de gestão turística protagonizado por comunidades locais para promover a conservação ambiental, geração de renda e de trabalho, a valorização da cultura e do patrimônio local. “O Fórum Estadual de Turismo de Base Comunitária do Maranhão é uma instância de governança, formada por diversos atores que atuam nesse modelo de turismo, com o intuito de construir uma política pública que fomente e possibilite a sua implementação”, completou.
Estiveram presentes agricultores familiares, pescadores, marisqueiras, artesãos, quilombolas e assentados, atuantes nos Lençóis Maranhenses, na Amazônia Maranhense e no Delta do Parnaíba, que dialogaram com os discentes e docentes da UFMA, representantes de secretarias municipais e estaduais, pessoas ligadas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o deputado Zé Inácio.
Mônica de Nazaré disse também que a UFMA tem um papel fundamental na construção do TBC, pois ela é um agente externo que deve incorporar, em suas atividades, projetos de extensão com interface na pesquisa e na inovação social.
O deputado Zé Inácio falou que a participação da Assembleia Legislativa Maranhense no debate sobre o TBC é importante porque eles podem contribuir não só participando do evento, mas também se utilizando dos mecanismos de que a Assembleia dispõe para ampliar esse debate. “Nós vamos utilizar da tribuna da Assembleia Legislativa para repercutir esse importante evento que representa todas as regiões do estado. Também conversamos sobre a importância e a necessidade de a Assembleia Legislativa discutir e aprovar uma lei estadual que possa regulamentar e estabelecer as diretrizes do turismo de base comunitária no Maranhão”, afirmou.
Por: Layane Garcêz
Produção: Alan Veras
Revisão: Jáder Cavalcante