Notícias
“Trote Solidário”: campanha do Centro de Ciências de Pinheiro recebe doações de material escolar em prol de comunidade quilombola
Como parte da recepção aos calouros no início do semestre letivo, o Centro de Ciências de Pinheiro (CCPi), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), promove o “Trote Solidário”, com o objetivo de proporcionar, por meio da acolhida, uma ação de caridade que inclua e estimule os estudantes recém-chegados.
“O Trote Solidário na UFMA Pinheiro surgiu há seis anos, como tentativa de substituir práticas tradicionais de trote universitário no câmpus. Tem por objetivo promover a integração entre os alunos ingressantes da UFMA Pinheiro e a comunidade local por meio do engajamento social e em ações que beneficiam projetos sociais de Pinheiro e região”, informou a pedagoga Evandicleia Ferreira de Carvalho, organizadora da ação.
Este ano, o trote está coletando doações de materiais escolares, como caderno, lápis, lápis de cor, apontador, cola branca, tesoura sem ponta e borracha, em benefício das crianças da comunidade quilombola Proteção.
As doações dos ingressantes dos cursos das licenciaturas em Ciências Humanas – Filosofia, Ciências Humanas – História e em Ciências Naturais – Biologia; Engenharia da Pesca; Medicina e Enfermagem, estão sendo recebidas até o dia 28 de novembro, nos pontos de coleta espalhados pelo Câmpus Pinheiro ou no setor Apoio Acadêmico.
“Entendemos que desenvolver ações dessa natureza são importantes tanto para acolhida dos estudantes calouros, quanto pelo envolvimento em ações reconhecidamente relevantes na comunidade em que estão inseridos. Essas iniciativas favorecem a integração dos estudantes ingressantes com os veteranos e outros membros da comunidade universitária, além de estimular a conscientização e participação social, aspectos fundamentais para a mudança da realidade social”, concluiu Evandicleia.
Por: Pedro Correa
Revisão: Jáder Cavalcante