“Seminário Ciência Cine Guarnicê”: público pode baixar e-books que reúnem discussões acadêmicas sobre o audiovisual nacional e maranhense

publicado: 27/07/2023 10h43, última modificação: 27/07/2023 15h53

Estão disponíveis, para download, os e-books referentes ao projeto “Seminário Ciência Cine Guarnicê”. A iniciativa visa, anualmente, debater, de maneira técnica, as realizações audiovisuais que são feitas dentro do Estado do Maranhão, inseridas no contexto do Festival Guarnicê de Cinema, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A importância de produtos como esses estão na capacidade de fazer circular, para toda a comunidade acadêmica e sociedade em geral, as discussões e estudos formulados em linguagem acadêmica. O primeiro volume engloba os trabalhos apresentados em 2021; o segundo, em 2022; e o terceiro contempla as produções deste ano. Coletâneas como essas buscam apresentar diversos tópicos, como críticas a filmes, teorias e fases da história cinematográfica brasileira e mundial, em perspectiva analítica e teórica.

Marcos Fábio Belo Matos, escritor e vice-reitor da Instituição, comentou que a 46ª edição do Festival foi muito satisfatória, tendo em vista o engajamento do público, não somente nas mostras, mas também nas outras atividades culturais.

“Eu gostaria que os leitores pudessem ler esses materiais. Nós, na condição de Universidade, estamos abertos a críticas, análises, resenhas e impressões. No próximo ano, teremos o lançamento do e-book do III Seminário, que demora um ano para ser formulado com todo o cuidado e atenção que ele merece. Queremos que esse trabalho seja visto como um ponto de referência de estudo e publicação, visto que está sendo publicado por uma editora universitária, o que auxilia fortemente na circulação desse conhecimento”, finalizou.

“O Guarnicê também é um ambiente para que se debata o audiovisual academicamente. O e-book traz exatamente isso, o espelho do que tivemos nos encontros presenciais e virtuais”, comentou Rosélis Barbosa Câmara, diretora de assuntos culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Os dois primeiros e-books podem ser encontrados no site da Editora da Universidade do Maranhão (Edufma), de maneira gratuita, em formato PDF, sem necessidade de cadastro prévio.

Baixe os e-books gratuitamente aqui

Saiba Mais:

Surgido na década de 70, o Festival Guarnicê é considerado o quarto mais antigo do país. Na edição de 2023, contou com o tema “Democracia em Cena”, defendendo o estado democrático de direito e a liberdade das expressões individuais e coletivas. Ele difunde a produção de obras audiovisuais, com destaque para as maranhenses, promovendo diálogo entre produtores, diretores, técnicos, professores, estudantes, fazedores de arte em geral, além de todos os públicos, com diversidade e integração.

Por: Júlio César

Produção: Bruna Castro