“Sarau Dramatúrgico” do Curso de Teatro – Licenciatura da UFMA ocorreu na manhã dessa quinta-feira, 20, no Auditório Mário Meireles do CCH

publicado: 21/07/2023 07h59, última modificação: 26/07/2023 11h17
“Sarau Dramatúrgico” do Curso de Teatro – Licenciatura da UFMA ocorreu na manhã desta quinta-feira, 20, no Auditório Mário Meireles do CCH

Explorar, divulgar e compartilhar trabalhos textuais da dramaturgia contemporânea maranhense são alguns dos objetivos do “Sarau Dramatúrgico”, projeto pensado e organizado pela professora Dayana Roberta, junto aos alunos da disciplina de Dramaturgia, do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão. O evento ocorreu durante a manhã dessa quinta-feira, 20 de julho, no Auditório Mário Meireles do Centro de Ciências Humanas (CCH), Câmpus Cidade Universitária.

Na ocasião, os estudantes autores dos textos realizaram leituras dramáticas, contribuindo não somente para fortalecer o diálogo entre escritores e dramaturgos, mas também como forma de tocar e comover todo o corpo acadêmico e comunidade em geral por meio da expressividade. Entre os convidados, estiveram artistas, como Fernanda Costa, Felipe Corrêa, Razi, Lindevania Martins, Goreth Pereira, Joan Ferreira, Brena Maria e Thaís Brito.

Para a docente incentivadora da iniciativa, Dayana Roberta, a renovação de realizações como essa são sempre bem-vindas dentro da UFMA, pois têm a capacidade de incentivar públicos diversos. "Este é um evento que enfatiza a escrita como um processo de vida. O exercício público integra o tripé universitário, além da fruição artística para a comunidade acadêmica e sociedade em geral. Desejo que as escritas dramatúrgicas dos estudantes ganhem o mundo e muitos concursos", pontuou.

De acordo com a discente do 6° período Mariana Madeira, a disciplina colaborou significativamente para o despertar da escrita, investigando campos imagéticos, como texturas, costuras e investigação das palavras. “É muito importante a forma como nos agitamos e mobilizamos, pois isso mostra o resultado do esforço dos alunos do Curso de Teatro. Estamos na cena, na história, na produção científica, nos potenciais de mobilizar as pessoas a contemplarem as produções de escrita formuladas durante todo esse período”, pontuou.

Sarau Dramatúrgico curso de Teatro da UFMA  -  20-07-23

A escritora, poetisa e prosadora Lindevania Martins afirmou que é essencial fomentar eventos artísticos como o de hoje, pois são ambientes potencializadores que permitem que trocas, conexões e reflexões entre os habitantes da cidade de São Luís. "Isso gera incentivo e apoio, faz com que sintamos mais vontade de produzir e permite conhecer novas técnicas de criação" disse.

Lindevania ainda comentou a nova onda de poetas, poetisas e artistas de muitas linguagens que vem surgindo. "Nós temos grandes nomes na nossa literatura, e as pessoas geralmente acham que paramos em Gonçalves Dias, em Maria Firmina dos Reis, e esquecem o que está sendo feito agora. Então, peço que tentem conhecer o que se produz atualmente no Maranhão. Além disso, grupos de mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+ escrevem sobre essas limitações sobre sua literatura. Por causa disso, é importante conhecer as nossas artes e as nossas culturas ", finalizou.

Renato de Maria, pessoa trans masculina não binária, produtor cultural e dançarino, incentiva a realização de projetos como esse. "A iniciativa de criar, construir, fomentar um Sarau traz consigo muitas possibilidades para que mais artistas maranhenses possam estar inseridos nos meios artísticos, levando suas artes e vivências para acessar outros espaços", ressaltou.

Por: Júlio César

Fotos: Raul Pontes