“Painel Fale Bem – Construindo uma Comunicação Consciente”, iniciativa de alunos do Curso de Relações Públicas, ocorrerá em 4 de julho, no Centro de Ciências Sociais (CCSo) de São Luís

publicado: 23/06/2023 13h25, última modificação: 25/06/2023 11h29
“Painel Fale Bem – Construindo uma Comunicação Consciente”: Iniciativa de alunos do Curso de Relações Públicas ocorrerá em 4 de julho, no Centro de Ciências Sociais (CCSo) de São Luís

Os alunos da disciplina “Planejamento e Execução de Eventos Organizacionais”, do Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, promoverão, no dia 4 de julho, o “Painel Fale Bem: Construindo uma Comunicação Consciente”. Com objetivo de capacitar alunos universitários para que se tornem comunicadores eficazes, confiantes, persuasivos e preparados para as trajetórias acadêmicas e profissionais, o evento presencial ocorrerá a partir das 19h, no Miniauditório do Centro de Ciências Sociais (CCSo) da UFMA, em São Luís.

A temática da iniciativa é voltada para fala, oratória, linguagem corporal e comunicação consciente, e se direciona não somente para discentes da graduação, mas também para aqueles que já atuam no mercado e estão interessados em aprimorarem suas habilidades. Segundo a equipe organizadora, medo, ansiedade e falta de controle do corpo são alguns dos empecilhos enfrentados no momento de transmitir a mensagem desejada. Muitas vezes, a recorrência desses episódios pode gerar insegurança e dificultar os alunos e profissionais no alcance de seus objetivos.

O Painel será exposto em três perspectivas: Fisiológica — nela, a fonoaudióloga Ianka Carvalho apresentará causas de problemas que acometem a fala, como gagueira, repetição de palavras, ansiedade, entre outros; Terapia da Comunicação Consciente — em que a terapeuta Fabíola Mesquita abordará como insegurança e postura comunicacional atrapalham o dia a dia das pessoas; e Teatro e Psicologia — com o diretor da Bumba Escola, Leandro Vidal, que falará sobre como as áreas citadas contribuem para a transformação da comunicação.

A diretora de execução do evento, Rayra Guimarães, comentou sobre o pontapé inicial que levou ao surgimento do Painel e também destacou suas expectativas para o projeto. “O evento nasceu em decorrência de uma conversa informal entre mim e Lívia, uma das integrantes da equipe, em que falávamos sobre o incômodo que percebemos alguns colegas sentirem, por não conseguirem se expressar tão bem publicamente, ou comunicar com eficácia suas ideias. Percebemos que isso é um problema evidenciado não só dos estudantes de graduação, embora nela seja identificado, mas também de muitos profissionais que já estão no mercado”, disse.

“Acreditamos que a fala é um recurso indispensável, e, quando utilizada da forma correta, nos aproxima dos nossos objetivos. O Fale Bem pretende contribuir na formação de comunicadores eficazes, confiantes e persuasivos, preparando-os para enfrentar desafios de comunicação e alcançar o sucesso em suas trajetórias acadêmicas e profissionais”, finalizou.

O período de inscrições vai até o dia 4 de julho, e pode ser realizado de forma on-line.

Acompanhe o Instagram do Painel Fale Bem

Por: Júlio César