Notícias

“O Reggae em São Luís”: Evento de formandos do Curso de Turismo da UFMA ocorre na sexta-feira, 1º, na Fábrica Santa Amélia

publicado: 29/11/2023 14h49, última modificação: 30/11/2023 06h17
As inscrições ficam abertas até essa quinta-feira, 30 de novembro
“O Reggae em São Luís”: Evento de formandos do Curso de Turismo da UFMA ocorre na sexta-feira, 1, na Fábrica Santa Amélia

Original da Jamaica, surgido no final dos anos 1960, e derivado do gênero musical Ska, consistem em um mix de ritmos caribenhos e blues as melodias e letras suaves, que versam sobre os sofrimentos da escravidão, a discriminação racial e a marginalização dos povos: Estamos falando do Reggae!

Adotado no Brasil na década seguinte, o ritmo marca grande parte da história do estado, de tal maneira que, hoje, São Luís é considerada a Capital Nacional do Reggae, reconhecida pela aprovação da Lei 14.668, deste ano. Pensando em sua importância, nessa sexta-feira, 1º de dezembro, a partir das 7h30, será realizado o Simpósio "O Reggae em São Luís: A Influência do Ritmo no Turismo e na Geração de Trabalho e Renda".

O evento será sediado no Complexo Fábrica Santa Amélia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e surge como resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos formandos do Curso de Turismo, Ademar Danilo, João Silva e Katlen Martins, a fim de desvendar o impacto do gênero jamaicano na capital.

A programação contará com palestras, mesas-redondas e momentos culturais. Confira: 

Katlen Martins, uma das organizadoras, conta que o projeto, orientado pela docente Linda Maria Rodrigues, foi originado pela curiosidade de explorar as raízes do Reggae em São Luís, que tem uma longa história e se desdobra em outras vertentes. Para ela, as experiências que seu grupo conseguiu ao longo da graduação e do estágio no Museu do Reggae permitiram que pudessem entender o gênero não apenas como uma expressão musical, mas como uma força cultural transformadora.

“O Reggae é meu refúgio musical, uma fonte de inspiração constante. Trabalhar dia a dia imersa nessa realidade fortaleceu ainda mais esse laço, proporcionando uma conexão profunda com a história e essência desse movimento. Ele não apenas marcou minha história, mas também moldou minha perspectiva cultural”, finalizou Marins.

De acordo com a organização, o simpósio é destinado a profissionais das áreas de turismo, economia e empreendedorismo, entusiastas da cultura reggae e a todos que entendem o reffae como manifestação cultural que impacta postivamente o município. As inscrições para participar do evento podem ser realizadas até essa quinta-feira, 30. 

Realize sua inscrição aqui

Acompanhe o Instagram do evento

Por: Júlio César

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: