“Nós somos filhos da UFMA, a gente aprendeu com ela que a vida é combate”: UFMA de Bacabal outorga grau às novas turmas de 2023

publicado: 11/10/2023 11h56, última modificação: 29/02/2024 08h57

Em uma cerimônia carregada de emoções e com um sentimento profundo de missão cumprida, o Centro de Ciências de Bacabal (CCBa) celebrou, na segunda-feira, 9, a colação de grau dos formandos do semestre 2023.1. Essa celebração marcou a conclusão da trajetória acadêmica de 33 discentes dos cursos de Ciências Humanas – Sociologia, Ciências Naturais – Biologia, Educação do Campo – Ciências Agrárias, Educação do Campo – Ciências da Natureza e Matemática, e Letras – Português.

O auditório estava repleto de familiares e amigos dos recém-formados. Estiveram presentes na solenidade o vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; o Pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio; a Diretora do Centro de Ciências de Bacabal, Lucélia de Sousa Almeida; e os coordenadores dos cursos, João Caetano Linhares, André Luiz Borba do Nascimento, Raimundo Edson Pinto Botelho e Ricardo Nonato Almeida de Abreu Silva.

A cerimônia teve início pelo vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio. Em seguida, o paraninfo oficial, professor João Caetano Linhares, do Curso de Ciências Humanas – Sociologia, proferiu um discurso em nome dos demais paraninfos dos formandos do 1º semestre de 2023.

Seu discurso foi permeado por conselhos simbólicos para os novos profissionais que encararão novos desafios. João Caetano iniciou sua fala com a seguinte frase “todas as horas ferem, a derradeira mata“. O paraninfo explicou: “Todos somos insubstituíveis e no fundo sabemos disso. Por isso tememos o nosso fim. Porque sabemos que, quando essa hora derradeira chegar, tudo que vivemos irá conosco. Desejamos que isso tudo perdure o máximo possível. E agora muitos de vocês serão professores e profissionais, vão sair do ambiente protegido da Universidade e terão que encarar as atividades laborais com disciplina. Encarem também com alegria. Não vejam o ser professor simplesmente como uma maneira de subsistir. Busquem a felicidade, a alegria no trabalho de vocês. No fundo, a mensagem estoica é viva com alegria, porque viver zangado ou triste não vai fazê-los viver melhor” aconselhou. Ao final, o professor expôs que a UFMA sempre estará aberta para acolhê-los.

A oradora oficial, Radiley Suelma Silva de Oliveira, do Curso de Letras, relembrou as jornadas, os desafios e expressou sua gratidão à UFMA e aos professores que desempenharam papéis centrais na formação acadêmica dos alunos.

“Hoje é dia de despedida da nossa grande Mãe UFMA, é dia também de agradecermos tudo que aqui vivemos. Se eu pudesse definir toda a nossa trajetória aqui, eu resumiria em uma palavra: resistência. Neste dia, a gente não se lembra apenas os momentos de Batalha, mas os de vitórias também. Lembrem-se que nós somos filhos da UFMA, que a gente aprendeu com ela, que a vida é combate. Estamos preparados para a batalha, mas não nos lembremos só das batalhas, mas também das vitórias, das amizades que fizemos pelo caminho que seguraram as nossas mãos. Que nunca deixamos de sonhar, que não percamos de vista, aquele aluno sonhador que veio para UFMA pela primeira vez e se admirou com o tamanho da sala de aula, a beleza dos laboratórios, Impressionados com o currículo extenso dos nossos professores, os alunos que sonhavam em ser pesquisadores, fazer mestrado, doutorado e revolucionar a educação. O amanhã será melhor que o hoje, porque foi esse espírito de luta que nos trouxe até aqui”, finalizou.

A Diretora do Câmpus de Bacabal, Lucélia, destacou a relevância do câmpus para a região.  “Bacabal tem se destacado bastante no cenário educacional aqui na região, principalmente, nas licenciaturas. Essa formatura vem a coroar um momento de formação que a gente vem trabalhando durante os últimos quatro anos. Ficamos muito felizes! É um momento de comemoração entre os familiares e próprios docentes e discentes aqui reunidos” expõe.

Marcos Fábio, vice-reitor da Universidade, em seu discurso, enfatizou a importância da educação superior e do comprometimento dos alunos. Ele destacou o papel crucial da UFMA em expandir a educação para as regiões. “É sempre importante a gente vir fazer uma colação, sobretudo no continente, porque isso representa para muitos alunos uma possibilidade de entrar no mercado de trabalho e uma mudança efetiva de vida. Bacabal é um câmpus que tem uma tradição de licenciatura, também de educação do campo. Tem crescido e se consolidado como um campo importante de formação de professores. Temos muita satisfação de vir aqui e esperamos que este Centro cresça cada vez mais”, expressa.

Por fim, os estudantes receberam seus graus em um ambiente de grande emoção. O Centro de Ciências de Bacabal demonstrou seu compromisso e sucesso na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

Confira as fotos da colação de grau:

Colação de grau do Câmpus de Bacabal - 09.10.23

Por: Sarah Dantas