Notícias
“Mudanças climáticas e oralidades pan-amazônicas” foi o tema do VI Dcima – Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia realizado na UFMA
O Programas de Pós-graduação em Letras (PGLetras) e em Cultura e Sociedade (PGCult) da Universidade Federal do Maranhão organizaram o VI DCIMA – Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia, com a presença de pesquisadores de diversos lugares do mundo para discutir o tema “Mudanças climáticas e oralidades pan-amazônicas”. O evento ocorreu durante os dias 18, 19 e 20 de setembro, no Auditório setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH), Câmpus Bacanga.
Foram mais de 500 inscritos e em torno de 350 pesquisas apresentadas em Sessões de Comunicação Oral. O evento teve como abordagem principal o cenário atual do meio ambiente e como o ser humano se adaptou a uma realidade de mudanças climáticas constantes, resultando em diversas formas de destruição da natureza no planeta. Essa pauta foi notavelmente apontada durante a conferência de abertura, pela professora Ana Pizarro, convidada da Universidade de Santiago do Chile, durante sua fala na cerimônia.
“Hoje, tudo o que nos rodeia se transformou em uma materialidade sem transcendência, pura mercadoria. Não devemos esquecer que somos parte da natureza; somos uma pequena parte em um território galáctico cuja imensidão desconhecemos”, apontou.
O colóquio abordou as consequências das mudanças climáticas tendo como perspectiva o presente, e não o futuro, buscando expor diversos cenários que são afetados pelas mudanças climáticas atuais, como comenta a professora da Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, Conceição De Maria Belfort, do comitê organizador do evento.
“O DCIMA representou uma oportunidade para que diversos pesquisadores, do Brasil e do exterior estabelecessem uma troca de experiências sobre a Amazônia. O colóquio abordou, de forma interdisciplinar, temas como acesso à saúde de comunidades tradicionais; efeitos dos eventos climáticos em pacientes com diabetes; territorialidade e pertencimento; saúde mental; crise ecológica e perda da biodiversidade, enfim, mudanças climáticas e seus efeitos na vida da comunidade”, informou.
Além disso, o evento contou com a presença de representantes de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas para enriquecer ainda mais o debate sobre a influência das Mudanças Climáticas e Oralidades Pan-Amazônicas.
“A presença de comunidades trouxe uma riqueza para o debate em torno do clima e das oralidades amazônicas. Fez com que nossos estudantes e pesquisadores em geral vivessem um pouco de suas experiências e sentissem, por meio de seus relatos, o que afeta essas comunidades e o que é importante para elas. Destacamos a presença da pesquisadora Márcia Kambeba, indígena do povo Omágua-Kambeba do Alto do Solimões, escritora e ativista, que discutiu a importância da cultura e da memória dos povos indígenas na preservação da natureza”, frisou Conceição Belfort.
Para a professora Ilza Cutrim, também da comissão organizadora do evento, o DCIMA foi um sucesso quanto à diversidade de discussões levantadas. “O evento conseguiu contemplar o seu objetivo, que era o de reunir pesquisadores, alunos e comunidade, indígenas, quilombolas, ribeirinhos para um debate sobre a influência das Mudanças Climáticas e Oralidades Pan-Amazônicas em nossas vidas. Um debate que pontuou as consequências das mudanças climáticas tendo por perspectiva o presente, e não o futuro. Isso porque entendemos que o futuro é agora”, afirmou.
A programação do evento foi repleta de momentos marcantes em que a interdisciplinaridade, interatividade e multiplicidade do tema abordado e formas de expressar e discuti-lo foram contempladas, como vários tipos de mesas, painéis, minicursos e comunicações coordenadas. Entre eles, é possível destacar a "Mostra Interativa Gamezônia e Amazônia Virtual", realizada durante o evento, que propôs uma jornada virtual pela Amazônia, por meio de um jogo educativo criado em São Luís por amazônidas e povos tradicionais. “Nesta atividade imersiva, os participantes exploraram cinco cenários baseados em locais reais, enfrentando desafios autênticos e descobrindo soluções inspiradas nas comunidades locais. Enquanto os jogadores navegam por este mundo virtual, os desenvolvedores compartilharam insights sobre a criação desta inovadora ferramenta que une tecnologia, educação e sabedoria tradicional amazônica”, explicou a organização do evento.
O VI DCIMA – Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia: Mudanças Climáticas e Oralidades Pan-Amazônicas é uma realização dos programas de pós-graduação em Letras - PGLetras e do programa de pós-graduação em Cultura e Sociedade - PGCult, com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, por meio do Edital PAEP.
Por: Pedro Correa
Revisão: Jáder Cavalcante