Notícias
“Cuidar é Caminhar Junto”: I Caminhada Intersetorial da UFMA, em parceria com a Faculdade IDEA e Governo do Estado do Maranhão, conscientiza sobre saúde mental
Em busca da promoção da saúde mental e do bem-estar físico, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), em parceria com a com a Faculdade IDEA e a Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (COORDASMAD) do Governo do Estado do Maranhão, realizou, nesse sábado, 20, a I Caminhada Intersetorial pela Saúde Mental, no Parque do Rangedor, em São Luís.
Com o tema “Cuidar é caminhar junto”, a iniciativa contou com espaço de convivência e acolhimento, atividades de integração, aula de tai chi chuan, vacinação, orientação nutricional e mental, aromoterapia, atividades culturais e distribuição de mudas de plantas.
O pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFMA, Danilo Lopes, destacou que a caminhada foi pensada para discutir saúde mental e promover ações de bem-estar. “A I Caminhada Intersetorial é um momento de suma importância em alusão ao setembro amarelo, que envolve vários setores do Governo do Estado, da UFMA, como também a Faculdade Idea e da Fundação Sousândrade, e tantos outros parceiros que estão conosco aqui nessa missão. É um momento importante para se discutir a saúde mental e para também gerar ações estratégicas para que as pessoas foquem no bem-estar na sua saúde”, frisou.
A superintendente de Tecnologias na Educação da UFMA, Patrícia Machado, reforçou que o cuidado com a saúde mental é fundamental e deve ser promovido de forma integrada entre diferentes áreas e contextos. “É o momento que marca a importância do cuidado pela saúde mental. É intersetorial porque é algo interdisciplinar, são várias ações dentro de vários contextos necessários ao cuidado e à saúde mental das pessoas”.
Como participante da caminhada, o professor de filosofia Jadeilson Cruz, que já tem uma prática frequente de atividade física, ressaltou que a corrida contribui tanto para a saúde física quanto para a mental. Jadeilson incentiva mais pessoas a adotarem essa prática para o bem-estar. “Eu vim participar do evento porque eu acho importante não só cuidar da nossa saúde mental, mas também da nossa saúde física. É um evento importante porque reúne várias pessoas e, a partir disso, vai conscientizar novas pessoas para que elas possam também participar de eventos assim. Eu corro há vários anos, então eu superindico a corrida para as pessoas não só para cuidar da parte física, mas também principalmente da mental, porque ajuda a espairecer e a tornar a pessoa mais leve”, aconselhou.
A caminhada reforça a imprescindibilidade de manter de forma regular a prática de atividade física para a redução do estresse, ansiedade e sintomas de depressão. Além disso, contribui para o convívio social, por meio de atividades em grupo.
No entanto, além do exercício físico, é fundamental pontuar a importância de buscar apoio quando necessário. Profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, desempenham papel relevante no acompanhamento e tratamento, mas familiares e amigos também são parte essencial da rede de apoio. Em situações de crise, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece atendimento gratuito e sigiloso pelo telefone 188.
Por: Sarah Dantas
Fotos: Valdo Tavares
Revisão: Jáder Cavalcante