Notícias

“Amamentação – apoie em todas as situações” tema do Agosto Dourado para 2024 busca reduzir desigualdades no apoio à amamentação

publicado: 06/08/2024 08h48, última modificação: 06/08/2024 13h52
Em consonância ao tema, o HU-UFMA acolhe mães e seus filhos em momentos importantes
“Amamentação – apoie em todas as situações” tema do Agosto Dourado para 2024 busca reduzir desigualdades no apoio à amamentação.

O Agosto Dourado, instituído nacionalmente pela Lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017, busca fomentar a assistência às mulheres trazendo informações sobre a importância do leite materno, bem como medidas para o melhor manejo de amamentação. Com mais de 200 substâncias, entre elas água, proteínas, carboidratos e vitaminas, o leite materno é considerado “padrão ouro” para a alimentação nutricional do bebê.

Para 2024, o Ministério da Saúde traz o tema “Amamentação – apoie em todas as situações” como campanha nacional do Agosto Dourado, com o objetivo de reduzir desigualdades no apoio à amamentação. Em termos práticos, reconhece as diferentes condições familiares que impactam na amamentação, de modo a garantir esse direito, com atenção especial às lactantes em situação de vulnerabilidade, além de apoiar a amamentação em estado de emergência, calamidade pública e desastres naturais.

Cuidados com mães e recém-nascidos além da amamentação

Vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Hospital Universitário do Maranhão (HU-UFMA) conta com uma Unidade de Obstetrícia referência para atendimento em gestações de alto risco no pré-natal, parto e puerpério. A Unidade de Obstetrícia é composta pelo Acolhimento com Classificação de Risco, o Centro de Parto, o Centro Cirúrgico Obstétrico e Ginecológico, o Alojamento Conjunto, a Enfermaria de Gestação de Alto Risco e o Banco de Leite Humano (BLH). “Temos uma referência pactuada com o estado e o município para o atendimento deste perfil de pacientes que nos são encaminhadas, inclusive, de outras cidades do Maranhão, além da capital, São Luís”, esclarece o responsável pela Unidade, Antônio Leonardo, médico ginecologista e obstetra.

De acordo com o médico, há também um acompanhamento específico para mulheres vítimas de violência sexual, com o serviço de abortamento legal, dentro do preconizado pelo Ministério da Saúde e em respeito à legislação vigente para esses casos específicos.

HU-UFMA mobilizado para o Agosto Dourado

A Unidade de Obstetrícia no HU-UFMA desenvolve algumas programações específicas ao longo do ano, envolvendo atividades como: exposição de materiais, entregas de  folders e brindes, orientações e rodas de conversa. Para agosto, o foco também está na formação continuada do quadro de profissionais: "Medicamentos x Amamentação: estudos de caso"; "Aumento da autoeficácia em amamentação" e "Amamentação: primeira semana de vida” são temas pertinentes à temática do Agosto Dourado.

A abertura da campanha será realizada no dia 06/08, com a palestra “Amamentação: apoie em todos os setores”, com início às 8h30, no auditório Central da Unidade Materno Infantil.

Banco de Leite Humano no Maranhão

Como parte integrante da atenção à saúde da mãe e do recém-nascido, o BLH é responsável pelas ações de incentivo, coleta, processamento e distribuição do leite humano doado aos bebês internados na Unidade Neonatal do HU-UFMA. “Somos Hospital credenciado com o Selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança e da Mulher (IHAC) desde 1999 e recredenciados trienalmente”, informa Antônio Rosa.

As mães interessadas em doar leite podem entrar em contato direto com o Banco de Leite Humano do HU-UFMA pelo WhatsApp (98) 99163-6833. A partir daí, as doadoras aguardam o retorno da equipe para preencher um cadastro inicial e receber as orientações necessárias para realização adequada da coleta do leite, além do agendamento de visita para que a equipe possa ir ao encontro das mães para finalizar cadastro, orientar nas dúvidas sobre o manejo da coleta e entregar os frascos. A coleta é realizada pelas mães, e o leite é reservado nos frascos até o recolhimento.

Antônio Leonardo alerta para o rápido consumo do estoque desse material “a depender do número de bebês internados com demanda de leite humano doado. Pelo número de leitos da UTI Neonatal, estimamos em 5 litros de leite necessários diariamente. As doações sempre podem melhorar. Trabalhamos com necessidades constantes de novas doadoras para alinhar nossos estoques constantemente consumidos a volumes apropriados à demanda”.

Além de leite doado, o Hospital recebe frascos doados que são deixados com as doadoras para coletar e armazenar em sua casa o leite de sua doação. Esses frascos devem seguir o modelo dos recipientes de café solúvel em vidro, pois permitem a correta limpeza e esterilização para reúso.

Sobre a Ebserh 

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Por: HU-UFMA

Revisão: Jáder Cavalcante

 

registrado em: