Notícias
1º Seminário do Grupo de Pesquisa em Economia, Inovação e Meio Ambiente (GEIA) discute estratégias para o desenvolvimento sustentável do Estado
Professor Jadson Pessoa, coordenador do GEIA, faz apresentação do projeto Florestas Produtivas. Foto: Elitiel Guedes
O curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realiza o 1º Seminário do Grupo de Pesquisa em Economia, Inovação e Meio Ambiente (GEIA). A abertura ocorreu no Auditório Setorial do Centro de Ciências Sociais (CCSo), na terça-feira, 22, abordando a temática “Cadeias Produtivas, Sustentabilidade e Transição Ecológica no Bioma Amazônico”. O evento reuniu docentes, discentes e instituições parceiras para discutir estratégias e propostas para o desenvolvimento sustentável do estado.
A mesa de abertura contou com a presença do vice-reitor da UFMA, professor Leonardo Soares; do presidente da Fundação Josué Montello, professor Alcimar Pinheiro; e da diretora de Inovação da UFMA, professora Alana Moura. Além disso, esteve presente o coordenador adjunto do curso de Economia, professor José Tavares; do diretor de pesquisa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), Rafael Talisson; e o coordenador do GEIA, professor Jadson Pessoa.
Durante a ocasião, os participantes destacaram a importância de fortalecer o diálogo entre a Universidade e a sociedade na busca por soluções inovadoras e ambientalmente responsáveis. Além da apresentação institucional do grupo e de seus pesquisadores, foram expostos os principais projetos em andamento, entre eles o Cadeias Produtivas, Floresta Produtiva, Mais Gestão e o PGPM, desenvolvido por professoras do grupo vinculadas ao Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Abertura do 1º Seminário do Grupo de Pesquisa em Economia, Inovação e Meio Ambiente (GEIA). Foto: Elitiel Guedes
De acordo com o coordenador do Geia, Jadson Pessoa, a programação do primeiro dia superou as expectativas. Com quase cem alunos presentes, o evento contou também com a participação ativa de docentes e convidados externos. “Os debates iniciais foram conduzidos pelos integrantes do próprio GEIA, apresentando as bases conceituais que conduzem o grupo e os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo grupo, enfatizando temas como cadeias produtivas e o caráter interdisciplinar dos trabalhos”, explicou ele. As discussões trouxeram ainda temas como agroecologia e sustentabilidade produtiva, inseridos no contexto das mudanças climáticas e da realidade amazônica.
Para o professor, as atividades iniciais foram fundamentais para consolidar os objetivos centrais do seminário. “Buscamos dar visibilidade institucional ao grupo e aos seus projetos, estimular o diálogo entre diferentes áreas e instituições parceiras, engajar alunos e convidados, fortalecendo a base de participação social e acadêmica e criar um espaço de articulação, essencial para o desenvolvimento das próximas etapas do evento e das futuras ações do grupo”, avaliou.
O 1º Seminário do GEIA segue com programação até nesta sexta-feira, 24, reunindo palestras, mesas temáticas e apresentações de pesquisas que fortalecem a integração entre pesquisa científica e compromisso ambiental.
Por: Giovanna Carvalho
Fotos: Elitiel Guedes
Revisão: Jáder Cavalcante