Notícias
1° Congresso de Ciência e Tecnologia do Sul Maranhense contou com a palestra “Agricultura 4.0 e suas Tecnologias”, proferida por engenheira mestranda da PUC-Goiás; evento vai até esta sexta-feira, 5
Foi transmitida nesta quinta, dia 4, a palestra “Agricultura 4.0 e suas Tecnologias”, da engenheira Clarice Barreto, formada em Engenharia Mecatrônica e Mestranda em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). A palestra faz parte do 1° Congresso de Ciência e Tecnologia do Sul Maranhense, realizado de forma remota e gratuita, sem necessidade de inscrições, e é promovido pela coordenação do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BICT) do Câmpus Balsas. O evento vai das 8h às 21h, transmitido pelo canal do Youtube da organização, com encerramento nesta sexta, 5.
Na palestra, a engenheira falou sobre a 4ª Revolução Industrial, causada pelo avanço da tecnologia atualmente, e os impactos dessas novas máquinas na agricultura. Um dos pilares da 4ª Revolução, a interdisciplinaridade, exige que o novo profissional da indústria agrícola conheça também ciências consideradas distantes – a filosofia, a história, a tecnologia e a comunicação – para o trabalho entre áreas.
“Fica claro que não estamos isolados, nossas áreas não são isoladas. Temos que ter uma visão ampla da sociedade como um todo, o que interfere, quais pontos trabalham com a nossa área. A área de tecnologia é interdisciplinar porque a revolução garante a tecnologia em todas as áreas. Na agricultura não é diferente, tem muita diferença no plantio pela tecnologia”, explica Clarice.
A programação do evento está disponível no vídeo de abertura do seminário.
Por: Andressa Algave
Produção: Laís Costa