1ª Solenidade da Gratidão é realizada no HU-UFMA

publicado: 26/10/2021 08h30, última modificação: 26/10/2021 16h30

A manhã de sexta-feira, 22, foi marcada por muitas homenagens em comemoração aos 30 anos do Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, e em comemoração também aos 55 anos da Universidade Federal do Maranhão. Com muita alegria e emoção, foi realizada a 1ª Solenidade da Gratidão.

O momento foi cuidadosamente pensado e integra uma das ações do projeto de valorização e atenção à saúde mental do trabalhador.  A história do hospital é marcada por lutas, conquistas e grande evolução. De tudo, a maior certeza é que todas as vitórias alcançadas só foram possíveis graças à dedicação e ao esforço de muitas pessoas, entre profissionais de saúde, administrativos, docentes, alunos e usuários.

A história do HU-UFMA foi e continua sendo construída pelo amor das pessoas que o formam, e é por isso que as comemorações dessa data tão importante iniciaram marcadas pela gratidão. Em virtude da pandemia, o evento foi realizado no formado híbrido, com a participação presencial dos homenageados que receberam placas, medalhas e certificados representando todos os demais colaboradores que estavam acompanhando virtualmente a celebração. Esse momento foi escolhido para minimamente externar a gratidão por cada um dos colaboradores.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, parabenizou a todos e evidenciou o orgulho de presenciar de perto todas as conquistas do hospital e da Universidade. “A UFMA para mim é um tesouro que o Estado do Maranhão tem e que precisa valorar cada dia mais. E não são as paredes que fazem a Universidade e este hospital, e, sim, as pessoas. Somos todos nós, revertidos de conhecimento e sentimento. Se somos bons, somos pela conjunção de muitas mãos. Agradeço a cada um de uma forma muito especial.”

Na ocasião, foi realizada a entrega da distinção honorífica “Palmas Universitárias” aos indicados do Hospital Universitário da UFMA. São eles: José de Ribamar Rodrigues Calixto, médico urologista; Geisa Beltrão dos Reis Viana, assistente social; Gerusa de Arruda Vasconcelos, enfermeira; João de Deus Nogueira Cantanhede, datilógrafo, chefe da Divisão de Administração Financeira/HU-UFMA; Lourineide Nunes de Jesus, auxiliar operacional de Serviços Diversos, coordenadora do Gabinete da Gerência de Atenção à Saúde; Leopoldina Milanês da Silva Leite, médica ortopedista; Lucia Rodrigues Fontenele, agente administrativo, chefe da Unidade de Pagamento da Despesa/HU-UFMA; Merval de Jesus Gonçalves Filho,  Fotógrafo; Rita da Graça Carvalhal Frazão Correa, Enfermeira, gerente de Ensino e Pesquisa; Rosângela Cipriano Souza, médica infectologista; Sebastião Vieira de Morais,  médico, chefe da Unidade de Sistema Traumato-Ortopedia; Sirlei Garcia Marques, farmacêutica- bioquímica, chefe do Setor de Gestão da Qualidade/HU-UFMA.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, agradeceu a doação de cada um dos colaboradores para fazerem da instituição uma referência não só na assistência, mas no ensino e na humanização. “Quando você se doa, e eu sei que aqui existe muita doação, crescemos com a instituição, crescemos em conhecimento, mas sobretudo na grandeza de sermos humanos. Pois crescemos fazendo o bem a quem precisa. Agradeço primeiramente a Deus pela sabedoria para que consigamos vencer as adversidades e estendo a todos que fazem parte dessa história. Vocês são fundamentais. Fiz questão de estar aqui presente nessa instituição pela qual tanto tenho admiração e respeito”.

Atos de coragem também marcam a jornada do hospital, e um dos acontecimentos importantes nos últimos tempos foi a bravura com a qual três membros da equipe da Unidade de Obstetrícia colocaram em prática os treinamentos e conseguiram conter um princípio de incêndio na Unidade Materno Infantil. São eles: Dalsisa Oliveira de Araújo Mourão, técnica em enfermagem; Dalvenise Anunciação Dias, técnica de Enfermagem; e Plínio Feitosa da Silva, médico ginecologista obstétrico.

O respeito conquistado pelo HU-UFMA é reflexo do trabalho e da dedicação de muitas pessoas que aqui estão, ou que, mesmo já afastadas de suas atividades laborais, deixaram a marca. O período pandêmico evidenciou ainda mais quanto a dedicação e o empenho de cada colaborador sustenta o hospital diante das adversidades.

Todos os desligados e aposentados nos últimos 12 meses vão receber o cartão de agradecimento do HU-UFMA em seus e-mails pessoais.

O gerente de Atenção à Saúde, Dyego Brito, ressaltou o papel essencial de cada um que faz parte do HU-UFMA. “A gente sabe que essa estrutura representa as pessoas que aqui estão. O hospital só e uma instituição de sucesso, reconhecido pela nossa sociedade por aquilo que cada um de nós fazemos aqui dentro. Somos seres humanos cuidando de seres humanos. A gente precisa colocar o cuidado humanizado, centrado no nosso paciente, acima de tudo. Todos os profissionais que aqui atuam são importantes.”

Durante o evento, a superintendente dedicou o Prêmio Anna Nery a toda a equipe de enfermagem do HU-UFMA. Ela foi indicada pelo COREN-MA por unanimidade para receber o prêmio, que é a maior honraria concedida aos profissionais da enfermagem no Brasil, mas fez questão de estender a honraria a todos. A superintendente, Joyce Santos Lages, entregou simbolicamente o certificado para a chefe da Divisão de Enfermagem, Franckcelina Lima. A premiação ficará exposta na galeria de troféus na Unidade Presidente Dutra.

Os homenageados de hoje representam todos os colaboradores do HU-UFMA que ajudaram a construir a história com amor, leveza, e empatia, mesmo diante da apreensão e das adversidades.

Publicada originalmente em 22/10/21, no site do HU-UFMA.

Por: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário