Notícias

12ª Confraternização Esportiva África x Brasil ocorre nesse sábado, 27, na sede da ASSUMA

publicado: 22/12/2025 15h02, última modificação: 23/12/2025 12h27
12ª Confraternização Esportiva África x Brasil ocorre neste sábado, 27, na sede da ASSUMA

Organizada pela Associação dos Africanos no Maranhão (AAMA), a 12ª edição da Confraternização Esportiva África x Brasil, evento que promove interação cultural, esporte e solidariedade entre a comunidade africana residente em São Luís e a sociedade local, será realizada nesse sábado, 27 de dezembro, a partir das 9h, na Associação dos Servidores da UFMA (ASSUMA).

A confraternização reúne estudantes, professores, ex-estudantes da UFMA e residentes africanos de países como Senegal, Benin, Gana, Nigéria, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde e outros. O encontro fortalece os laços culturais construídos ao longo dos anos tanto no ambiente universitário quanto na cidade de São Luís.

A Confraternização África x Brasil surgiu em 2014, motivada pela necessidade de promover uma maior integração entre os estudantes africanos que chegavam à UFMA naquele período. Desde então, o evento se consolidou como um espaço de acolhimento, convivência e valorização da diversidade cultural dentro e fora da Universidade. Para o organizador do evento, Anacleto Domingos, essa edição representa um marco importante dessa trajetória. Segundo ele, o encontro ganhou um significado ainda mais especial ao longo dos anos, sobretudo, pela consolidação da organização da comunidade africana no estado.

“A 12ª edição tem um significado especial porque é o ano em que grande parte daqueles estudantes, hoje ex-estudantes, conseguiu oficializar uma organização que reúne não só estudantes, mas qualquer africano que resida no Estado do Maranhão, que é a Associação dos Africanos no Maranhão (AAMA). Ao longo desses anos, a UFMA tem sido o nosso maior parceiro, proporcionando à comunidade africana os meios para a realização do evento. A confraternização tem permitido a união e a coesão da comunidade africana, e destaco também a parceria sempre presente do próprio povo africano ao longo desses doze anos”, explicou.

O organizador também destacou o papel fundamental da UFMA no fortalecimento do evento desde a sua primeira edição. “A UFMA é nossa parceira desde o primeiro ano. A Universidade tem incentivado a realização deste evento com o objetivo de permitir que estudantes e residentes africanos se sintam acolhidos na cidade de São Luís. Essa parceria tem possibilitado a difusão e a divulgação da cultura africana, tanto dentro da Universidade quanto fora dela”, ressaltou.

A programação será dividida em dois momentos principais. Pela manhã, ocorre a tradicional partida de futebol entre a Comunidade Africana e jogadores brasileiros, simbolizando o intercâmbio, a amizade e o respeito entre os povos. Em seguida, os participantes poderão confraternizar em um momento de integração social, marcado por uma feijoada aberta ao público presente. Além do caráter esportivo e cultural, o evento traz um importante viés social. Durante a confraternização, serão arrecadados alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias da comunidade do Sá Viana, em uma ação solidária coordenada pela AAMA em parceria com representantes locais.

Realizado tradicionalmente no período pós-natalino, o encontro se perpetua com o apoio institucional da UFMA, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDHIPOP), sendo aberta à comunidade acadêmica e ao público em geral interessado em vivenciar um momento de troca cultural, esporte e solidariedade.

Por: Giovanna Carvalho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: